A entrada no mercado de trabalho deve começar a ser preparada logo no primeiro ano de licenciatura. Esta é a convicção de Filipa Mendes Pinto, sócia fundadora da FIND, a empresa nacional de recrutamento exclusivamente orientada para contratação de profissionais na área da advocacia e assessoria jurídica. Foi a partir desta ideia que a especialista estruturou um programa de consultoria e aconselhamento de carreira que visa conduzir os profissionais num processo de autoanálise identificando as competências que devem desenvolver e aperfeiçoar para integrar o mercado laboral, ou mudar o rumo da sua carreira. “Espelho meu, para o mercado, como sou eu? dá o mote ao novo serviço que a FIND acaba de lançar em Portugal.
“Trata-se de um novo serviço que consiste numa avaliação, com uma metodologia individualizada e personalizada, dirigida a licenciados em Direito que se preparam para entrar no mercado de trabalho”, explica Filipa Mendes Pinto, garantindo que o programa e a metodologia em que está estruturado “não exclui profissionais mais seniores e experientes que procurem novas oportunidades profissionais ou uma mudança no rumo da sua carreira”. O programa ficou disponível na passada semana e a líder da FIND diz-se satisfeita com o interesse que está a suscitar entre os candidatos. “Hoje, além da componente técnica que é naturalmente determinante, as competências comportamentais são determinantes no recrutamento de um advogado e cada vez mais valorizadas pelas organizações”, reforça Filipa Mendes Pinto.
Segundo a especialista em recrutamento, nos dias de hoje, um advogado tem de ser um profissional cada vez mais completo. “Isso verifica-se na competência técnica – deve ser um bom jurista (conhecedor das leis) e sempre um solucionador de problemas – mas, sobretudo, deve ser versátil na capacidade de relacionamento interpessoal, na capacidade de negociação e argumentação, deve conseguir ler ‘o outro’ para preparar a sua atuação, deve abordar as questões de forma objetiva, pragmática e sempre orientada para a sua resolução”, explica apontando os principais requisitos que as empresas colocam aos candidatos no momento de contratar e, simultaneamente, algumas das competências a trabalhar que a FIND se propõe trabalhar com os candidatos. Através do programa de avaliação agora lançado a FIND pretende dar aos candidatos “um feedback prático sobre as sua competências pessoais e profissionais, com o objetivo de produzir resultados concretos na sua valorização para o mercado de trabalho”, explica Filipa Mendes Pinto.
Numa primeira fase, o candidato passa por uma sessão de avaliação focada no diagnóstico dos seus pontos fortes e daqueles que deverão ser alvo de melhoria. Nesta etapa, a FIND recorre a metodologias combinadas que integram um questionário de personalidade e a entrevista por competências. Posteriormente, é realizada uma segunda sessão de trabalho com os candidatos na qual são transmitidos os resultados do diagnóstico e entregue um relatório final personalizado, com propostas de valorização pessoal para efeitos profissionais. O objetivo do programa passa por “levar o candidato a alcançar uma imagem clara das suas capacidades atuais e mapeamento do seu potencial futuro”, explica Filipa Mendes Pinto, reforçando que o modelo de abordagem definido permite ainda “determinar as lacunas entre o perfil de competências atual do candidato e as exigências do mercado, identificando as suas mais-valias, o que o diferencia e as suas necessidades de valorização”. Componentes que considera essenciais para uma abordagem ao mercado de trabalho bem-sucedida. O primeiro trimestre de 2016 marcará o lançamento em pleno deste projeto que, reforça a líder da FIND, vem complementar o trabalho que a empresa continua a realizar nas faculdades nacionais de Direito, sensibilizando os alunos para as questões da carreira e do mercado nacional desde o início da sua formação.