Notícias

A melhor ideia é dinamarquesa

A melhor ideia é dinamarquesa

Os jovens mentores da Gas2Green vieram a Lisboa disputar a final do Junior Achievement European Enterprise Challenge, a competição europeia na área do empreendedorismo jovem, e fizeram render o júri. O projeto dinamarquês que oferece uma solução para a libertação de resíduos dos navios para os oceanos foi o vencedor da competição, onde o mérito português também foi reconhecido.

10.07.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A startup dinamarquesa Gas2Green foi a grande vencedora da última edição da Junior Achievement, que decorreu em Lisboa na passada semana. A equipa composta por estudantes universitários dinamarqueses destacou-se entre 100 candidatos de mais de 300 universidades europeias, com um projeto orientado para propósitos ambientais. A competição distinguiu também a equipa da Universidade de Lisboa que elevou a concurso um recipiente de transporte de comida com capacidade de aquecimento por bateria, a HotBox.

Foram escolhidos entre 23 projetos finalistas de mini-empresas oriundas de 18 países europeus e o júri reconheceu no seu projeto as duas caracteristicas essenciais a qualquer vencedor: “inovação e potencial de negócio”. A Gas2Green, que durante quatro dias competiu em Lisboa com outros projetos universitários europeus de mérito, “propõe uma solução para a libertação de resíduos dos navios para os oceanos, através da reciclagem do material residual utilizado usando energia renovável para alimentar uma célula de eletrólise e produzir hidrogénio ou biocombustíveis”, explica Rasmus Andreas Tarp, um dos jovens mentores da Gas2Green.

A mini-empresa que criou em conjunto com colegas de universidade foi distinguida como a melhor ideia de negócio da competição europeia e arrecadou também o o “Hyundai Brilliant Young Entrepreneurs Award”. Distinções Rasmus Andreas Trap encara como um impulso para a equipa e para concretização da ideia. “O Start Up Programme da Junior Achievement ajudou-nos a chegar ao ponto onde estamos hoje e ganhar este prémio vai dar-nos o impulso para evoluir enquanto negócio e chegar às pessoas que precisamos”, explica. 

Aproximar o mundo real das escolas
Promover a ligação entre as escolas e universidades e o mundo empresarial, “abrindo mentes para o potencial empreendedor e talento dos jovens” é segundo Erica Nascimento, CEO da Junior Achievement Portugal, um dos propósitos do programa. A líder da representação nacional da Junior Achievement considera que esta final da competição europeia, que Portugal acolheu no ano em que a organização celebra dez anos de presença em território nacional, demonstra “todo o potencial dos jovens de vários países europeus e a recetividade de colaboração do lado empresarial”.?

O evento juntou em Lisboa mais de 100 alunos que competiram por um lugar no pódio europeu do Start Up Programme, depois de se qualificarem nos seus países. Portugal esteve representado com dois projetos, um dos quais - a HotBox, uma lancheira que permite o aquecimento com recurso a bateria - distinguido pelo júrias. Nos últimos 12 anos, mais sde 115 mil alunos de toda a Europa participaram no programa que disponibiliza uma formação empreendedora a alunos universitários que, através da organização e operação de uma mini-empresa, aprendem a estrutura do sistema empresarial e os seus benefícios. 



OUTRAS NOTÍCIAS
Ele vende bilhetes online e procura talento para internacionalizar

Ele vende bilhetes online e procura talento para internacionalizar


Lançada em 2008, a BOL (Bilheteira Online), a empresa de tickting (venda de bilhetes) integrada no universo da consultora tecnológica Etnaga, conta com uma rede de 1300 pontos de venda f...

O horário de trabalho é um mito

O horário de trabalho é um mito


Muitos portugueses respondem a um horário de trabalho fixo que só o é no papel. Na prática, trabalham diariamente “fora de horas”. Fazem-no ao telefone, de auri...

Gestão de talento para profissionais

Gestão de talento para profissionais


A D. Dinis Business School, um projeto de qualificação e formação fundado por iniciativa de um conjunto de atores empresas e educaticos da região de Leiria, onde se ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS