2. Reúna mais informação
A psicóloga organizacional e mentora de executivos Tasha Eurich realizou centenas de entrevistas a líderes para o seu livro “Insight”. Neste processo, constatou que os líderes que souberam tirar partido das críticas e utilizá-las a favor da sua progressão pessoal, nunca se ficaram pela primeira crítica. É como na medicina: há que ouvir segundas opiniões.
3. Não evite as críticas
Receber críticas negativas não é agradável e pode levar os profissionais a evitar quem pode fazer de si uma avaliação menos abonatória. É um erro fugir de quem o critica ou passar a evitar quem o criticou. Em última análise pode fazer com que se isole no local de trabalho. Esteja disponível para ouvir e contestar, se o entender. Mudar será sempre uma opção sua.
4. Mude a sua imagem
O facto de alterar o seu comportamento na sequência das críticas que recebeu não quer dizer que toda a gente vá perceber de imediato que mudou. Pode ser mais difícil mudar a perceção que os outros têm de si do que mudar as suas atitudes. Dê espaço à sua equipa para que compreenda a mudança.