Notícias

A maneira certa para gerir críticas negativas

A maneira certa para gerir críticas negativas

Uma crítica, seja boa ou má, é sempre de valorizar por quem a recebe. E diz quem sabe, é mesmo a melhor alavanca para a progressão profissional. Não é por isso de estranhar que as críticas negativas sejam particularmente relevantes, já que permitem ao visado ter um feedback sobre a sua performance e redirecionar o seu posicionamento, se necessário. Segundo a “Harvard Business Review”, os líderes que pedem feedback crítico são vistos como mais eficazes pelas suas equipas e pares. Mas é preciso estar preparado para tirar proveito das críticas negativas e isso tem regras. 

19.12.2018 | Por Expresso


  PARTILHAR



1. Nunca tenha reações ‘a quente’
Ninguém gosta de ser criticado, mas não há nada pior para a imagem de um profissional do que reagir mal e de forma agressiva a uma crítica negativa. Seja ponderado nas reações.

 
2. Reúna mais informação
A psicóloga organizacional e mentora de executivos Tasha Eurich realizou centenas de entrevistas a líderes para o seu livro “Insight”. Neste processo, constatou que os líderes que souberam tirar partido das críticas e utilizá-las a favor da sua progressão pessoal, nunca se ficaram pela primeira crítica. É como na medicina: há que ouvir segundas opiniões. 
 
3. Não evite as críticas
Receber críticas negativas não é agradável e pode levar os profissionais a evitar quem pode fazer de si uma avaliação menos abonatória. É um erro fugir de quem o critica ou passar a evitar quem o criticou. Em última análise pode fazer com que se isole no local de trabalho. Esteja disponível para ouvir e contestar, se o entender. Mudar será sempre uma opção sua.
 
4. Mude a sua imagem
O facto de alterar o seu comportamento na sequência das críticas que recebeu não quer dizer que toda a gente vá perceber de imediato que mudou. Pode ser mais difícil mudar a perceção que os outros têm de si do que mudar as suas atitudes. Dê espaço à sua equipa para que compreenda a mudança.


OUTRAS NOTÍCIAS
Como a Amazon foi atraiçoada pelo algoritmo sexista

Como a Amazon foi atraiçoada pelo algoritmo sexista


Foi acidental, mas aconteceu. E levanta sérias questões sobre a eficácia e ética da aplicação da inteligência artificial (IA) nos processos de recrutame...

Indústria farmacêutica paga os salários ?mais altos em Portugal

Indústria farmacêutica paga os salários ?mais altos em Portugal


Um diretor de unidade de negócio na indústria farmacêutica nacional, com um percurso até cinco anos de carreira, ganha em média €90 mil brutos anuais. E o valor ...

E se a Uber Works chegar a Portugal?

E se a Uber Works chegar a Portugal?


O gigante do transporte individual de passageiros Uber está a testar o lançamento de um novo serviço: uma plataforma de recrutamento de trabalhadores temporários, a Uber Wo...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS