Notícias

272 horas para formar um bom diretor hoteleiro

272 horas para formar um bom diretor hoteleiro

A Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal arranca em outubro com uma nova versão do seus curso de Direção Hoteleira. A formação foi renovada para dar resposta aos múltiplos desafios que hoje se colocam a quem quer fazer carreira na gestão de unidades hoteleiras. 

22.07.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A Associação dos Diretores de Hoteis de Portugal (ADHP) vai realizar em outubro um curso de especialização em Direção Hoteleira. O curso “visa contribuir para a valorização da função de diretor/a de hotel”, explica Raúl Ribeiro Ferreira, presidente da ADHP e nasce da experiência da associação no desenvolvimento, desde 2009, de 13 cursos de graduação em Direção Hoteleira, homologados pelo Turismo de Portugal, abrangendo um total de 240 formandos, diretores e futuros diretores de unidades hoteleiras.

Depois do fim da regulamentação de acesso à profissão de diretor de hotel, a associação do sector está focada em contribuir para a formação contínua dos atuais e futuros profissionais da área em Portugal, “providenciando formação iminentemente prática, ministrada por profissionais do setor com elevado know-how prático e teórico”, realça o presidente. Nos últimos sete ano a sua atuação no campo da qualificação tem seguido este objetivo. Desde 2009, a ADHP já realizou 13 cursos de Direção Hoteleira. O que agora prepara foi reformulado e contempla 272 horas de formação, cobrindo áreas hoje essenciais a quem se dedica a liderar as várias unidades funcionais de um hotel.

De 6 de outubro a 17 de fevereiro, os atuais e futuros profissionais que integrem o curso vão frequentar módulos formativos em áreas tão distintas como a Gestão Estratégica, Business Plan (plano de negócios), Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial, Tecnologias e Marketing na Hotelaria, Gestão de Operações Hoteleiras F&B, Gestão de Operações Hoteleiras FO, Gestão de Instalações e Equipamentos, Gestão Financeira, Legislação Hoteleira, Revenue Management e Qualidade e Ambiente. Segundo Raúl Ribeiro Ferreira, “os conteúdos de formação foram atualizados para responder às novas tendências na hotelaria, ao comportamento do consumidor, a funções emergentes e a novas realidades de distribuição online, bem como ao momento de transformação da hotelaria nacional e aos desafios que enfrenta”. O presidente da ADHP destaca ainda que todos os conteúdos da formação, cargas horárias e módulos essenciais foram concebidos de forma a responder às necessidades de formação do sector e da função.

Entre os objetivos do curso estão a promoção da valorização dos profissionais do sector da hotelaria, preparar tecnicamente profissionais que pretendam exercer funções de direção hoteleira que provenham de outras áreas de atividade, ou que estejam no início das suas carreiras e apoiar os atuais diretores de hotel na atualização dos seus conhecimentos através da partilha de boas-práticas, nacionais e internacionais, e de “uma formação assegurada por um corpo docente especializado, com provas dadas na indústria e uma longa experiência de docência e formação profissional”, realça.

Em termos específicos, o curso procurará dotar os participantes com “competências para na gestão de hotéis, de diferentes tipologias, supervisionando a eficiência e qualidade de serviço, em todos os domínios da operação – Alojamento, Comidas e Bebidas, Vendas, Manutenção, Segurança, Qualidade, RH e Gestão”. Para tal seguirá uma metodologia eminentemente orientada para a prática, com reflexão constante da aplicação dos conteúdos formativos ao desempenho da função de diretor de hotel. O curso inclui ainda um módulo de business plan que é transversal a toda a ação, apresentando-se como um projeto prático onde os formandos são chamados a desenvolver um plano de negócios para o seu hotel, além de várias outras etapas onde os estudos de caso, a partilha de experiências, trabalhos de grupos, simulações, análise e implementação de boas práticas levam os participantes a pensar criticamente os principais desafios hoje associados à profissão.



OUTRAS NOTÍCIAS
10 competências para garantir emprego

10 competências para garantir emprego


As competências necessárias aos profissionais e empregadores estão em mutação constante e o sistema de ensino não está a conseguir acompanhar a velocida...

DS Seguros procura empreendedores

DS Seguros procura empreendedores


A DS Seguros, uma empresa do grupo especializado em consultoria imobiliária e financeira Decisões & Soluções, assumiu como plano de expansão chegar ao iní...

Gap Year: fazer uma pausa não é perder tempo

Gap Year: fazer uma pausa não é perder tempo


Adiar um ano a entrada na universidade para conhecer o mundo e somar experiências de voluntariado no estrangeiro, é uma opção que tem vindo a cativar um número cresce...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS