Notícias

Agricultura urbana vence prémio Indústrias Criativas

Agricultura urbana vence prémio Indústrias Criativas

O projeto Noocity propõe um sistema que facilita a agricultura biológica em zonas urbanas. É 100% português e conquistou o júri da oitava edição do Prémio Nacional de Indústrias Criativas Super Bock Serralves.

22.07.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A Noocity, uma startup dedicada ao desenvolvimento de equipamentos para agricultura urbana, é a vencedora da 8ª edição do Prémio Nacional de Indústrias Criativas Super Bock/ Serralves. O prémio distinguiu ainda, com uma menção honrosa, o projeto Bio Boards, pela forte componente ambiental que introduz no processo de fabrico de pranchas de surf e skates. À ultima edição do Prémio Nacional de Indústrias Criativas concorreram 168 projetos, nas categorias de Arquitetura e Artes Visuais, Conteúdos e Novos Media, Música e Espetáculo e Turismo e Património. A Noocity arrecadou o reconhecimento do júri.

O projeto de José Ruivo, Pedro Monteiro e Leonor Babo, implantado no Porto, vai buscar o nome ao conceito de consciência coletiva e liga-o ao universo urbano. “É um projeto 100% português, com parcerias internacionais em desenvolvimento, que se caracteriza por possibilitar a criação de uma horta caseira, de forma mais fácil e simples”, explica a organização da competição. O projeto materializa-se numa cama de cultivo, com um sistema de auto-rega que facilita a agricultura biológica – legumes, frutos e ervas – em qualquer lugar. “Entre as vantagens deste projeto destaca-se o facto de economizar água e oferecer maior autonomia, não sendo necessário estar constantemente regar”, explica a apresentação do projeto. Além de receber o prémio de €25 mil, a Noocity ganhou o passaporte para representar Portugal no Creative Business Cup, a competição internacional que premeia a melhor ideia de negócio entre empreendedores de mais de 50 países, que decorrerá de 20 a 21 de novembro em Copenhaga, Dinamarca.

Minimizar o impacto ambiental
A componente ambiental foi também o fator diferenciador a Bio Boards, o projeto de Ricardo Marques, o engenheiro ambiental que se lembrou de construir pranchas de surf e skates com o mínimo de impacto ambiental possível e que mereceu por parte do júri do prémio uma menção honrosa. Na construção das pranchas e skates, Ricardo aplica materiais reciclados, recicláveis, reutilizáveis e biodegradáveis. “A cortiça portuguesa é o material de eleição”, em produtos onde a componente estética não foi esquecida. Todas as pranchas e skates são 100% personalizáveis.

A competição distinguiu ainda o projeto Book in Loop, de João Bernardo, uma solução digital que promove o conceito de economia de partilha, ligando quem tem a quem mais precisa. O projeto, que nasce incubado no Instituto Pedro Nunes (Universidade de Coimbra) - promove a reutilização de livros escolares, ajudando a gerir o orçamento familiar no início de cada ano letivo. Tal como em edições anteriores a oitava edição do Prémio Nacional de Indústrias Criativas Super Bock/ Serralves, voltou a reunir parceiros de peso em torno da promoção da causa empreendedora. Agência da Inovação, Associação Nacional de Jovens Empresários, BPI, Fundação da Juventude, IAPMEI, ADDICT, Universidade Católica, Universidade do Porto e outras organizações apoiaram a iniciativa e os projetos candidatos.



OUTRAS NOTÍCIAS
272 horas para formar um bom diretor hoteleiro

272 horas para formar um bom diretor hoteleiro


A Associação dos Diretores de Hoteis de Portugal (ADHP) vai realizar em outubro um curso de especialização em Direção Hoteleira. O curso “visa contribui...

10 competências para garantir emprego

10 competências para garantir emprego


As competências necessárias aos profissionais e empregadores estão em mutação constante e o sistema de ensino não está a conseguir acompanhar a velocida...

DS Seguros procura empreendedores

DS Seguros procura empreendedores


A DS Seguros, uma empresa do grupo especializado em consultoria imobiliária e financeira Decisões & Soluções, assumiu como plano de expansão chegar ao iní...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS