Notícias

‘Freelancers’ já têm portal

04.07.2003


  PARTILHAR






Rita Baptista

É "FREELANCER" ou procura novas soluções de emprego? Precisa de profissionais especialistas para os seus projectos? Surgiu a primeira comunidade "freelance" portuguesa com plataforma de teletrabalho: RedeFreelance.com.


Já está em pleno funcionamento a RedeFreelance.com: "O primeiro 'e-marketplace' de serviços e centro de teletrabalho 'on-line' em Portugal", define Luís Martins, director de "marketing" do projecto.

Mas o que é um "freelancer"? É um profissional liberal que mantém um vínculo pontual com uma ou mais empresas através da prestação de serviços.

As grandes dificuldades com que estes trabalhadores se deparam são a falta de informação sobre projectos disponíveis no mercado e ainda não serem reconhecidos pelas empresas como uma solução válida para as suas necessidades. "Um dos maiores entraves ao desenvolvimento do 'freelance', é o facto dos empresários não se sentirem seguros para confiarem em profissionais que não conhecem", explica Luís Martins.

Neste plano, este portal irá permitir aos "freelancers" portugueses "contactar e colaborar com profissionais e empresas das mais variadas áreas e de qualquer parte do país e do mundo, angariar clientes e serviços e ganhar credibilidade no mercado".

Um apoio concreto ao desenvolvimento destas tendências de RH no nosso país que pretende "satisfazer o mercado enquanto este vai crescendo".

Aquela que será, segundo Marco Antunes, director-técnico da RedeFreelance.com, a comunidade "on-line" dedicada ao "freelance" "inexistente em Portugal", baseia-se na criação de uma bolsa interactiva de projectos e profissionais.

Ou, nas palavras de Luís Martins: "O espaço onde as empresas colocam as suas necessidades e 'freelancers' apresentam soluções para a satisfação das mesmas".

Carlos Sezões, gestor de conta do ExpressoEmprego, parceiro de comunicação do projecto, sublinha como é importante "divulgar o conceito não só como actividade profissional, mas também como modo de vida".

Os potenciais interessados formam um "leque mito diversificado" que inclui as mais diversas empresas e profissionais em várias situações entre empregos, que queiram conciliar o seu emprego com actividades de "part-time" pós-laboral, "freelancers" profissionais, jovens que pretendam ganhar experiência ou reformados que desejam permanecer activos.

Através do ExpressoEmprego.pt, o cibernauta pode ter acesso a todas as funcionalidades da RedeFreelance.com tanto para os profissionais, como para os gestores de projecto, através de um canal específico.

O artigo completo encontra-se no ExpressoEmprego.pt.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS