Notícias

“Sonho ser general manager de um hotel em Portugal”

“Sonho ser general manager de um hotel em Portugal”

Mafalda Albuquerque, sub-diretora geral do Amba Hotel Charing Cross

O Acorn Award Top 30 under 30, o mais reconhecido prémio atribuído na área da hotelaria no Reino Unido, é de uma portuguesa. Mafalda Albuquerque, tem 28 anos, está entre os melhores e o seu sonho é gerir um hotel no seu país, Portugal.

31.07.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Quando há cinco anos rumou a Londres com planos para ficar entre seis meses a um ano (o tempo suficiente para concluir um estágio), Mafalda Albuquerque estava longe de imaginar o patamar que alcançaria na carreira. É formada em Arquitetura, tal como a mãe, mas foi pelo mundo da hotelaria que se encantou. O suficiente para pôr o canudo e as maquetes na gaveta. Desde 2014 que a sub-direção do Amba Hotel Charing Cross, em Londres, está nas suas mãos. O mérito da jovem portuguesa que alimenta o sonho de gerir um hotel no país onde nasceu acaba de ser reconhecido internacionalmente. É seu o prémio Acorn Award Top 30 under 30, o galardão atribuído há 29 anos para distinguir o mérito e a excelência dos profissionais do sector e o mais reconhecido no Reino Unido. Mafalda está lado-a-lado com nomes como Marco Pierre White, o conceituado chef, estrela dos programas Hell’s Kitchen e MasterChef Professionals, que no passado conquistou o galardão.

Os candidatos ao Acorn Award são nomeados entre pares. Todos os anos o prémio recebe mais de 400 nomeações. Apenas 30 são eleitas e reconhecidas como futuras estrelas da hotelaria. Mafalda Albuquerque, a jovem que se apaixonou pela hotelaria enquanto trabalhava como barmaid na discoteca Kapital (Grupo K), lidera a lista de 2015. Sonhou ser arquiteta toda a sua vida, até concluir o curso. “Foi um choque descobrir que não era nada daquilo que eu tinha imaginado”, relembra. Não se deu por vencida e rumou à Les Roches Marbella, uma das escolas de excelência no ranking mundial da formação em Gestão Hoteleira, para uma pós-graduação. Foi no âmbito deste curso que chegou a Londres, em 2010 para completar o estágio que lhe daria o diploma. “Durante os últimos cinco anos fui promovida dentro do mesmo hotel, o Thistle Marble Arch, pelos cargos de guest relations manager, reception manager, assistant front office manager, inventory manager”. Em 2014, depois da reestruturação de todos os hotéis da cadeia e criação da nova marca Amba Hotels, alcançou o cargo de sub-diretora geral, a mais jovem em toda a história da cadeia.

Regressar a Portugal “é uma questão de tempo”. É, de resto, em terras lusas que se imagina quando pensa na sua ambição de carreira: gerir um hotel. Em cinco anos quer estar de volta.

Formação: É formada em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa e pós-graduada em Gestão Hoteleira pela Les Roches Marbella.

Percurso de carreira: Em 2010 rumou a Londres para completar um estágio em gestão hoteleira e desde então tem crescido profissionalmente dentro da mesma cadeia hoteleira, a Amba Hotels. Aos 28 é sub-diretora geal do Amba Hotel Charing Cross.
Ambição: “Sonho ser general manager de um hotel e um dia poder dar aulas a alunos de hotelaria e ajudar as gerações futuras a terem orgulho numa indústria tão importante em Portugal como no mundo”.

Ambição: “Sonho ser general manager de um hotel e um dia poder dar aulas a alunos de hotelaria e ajudar as gerações futuras a terem orgulho numa indústria tão importante em Portugal como no mundo”. 



OUTRAS NOTÍCIAS
Andrade Gutierrez Recruta Trainees

Andrade Gutierrez Recruta Trainees


A empresa procura jovens finalistas de mestrado ou com mestrado concluído há menos de dois anos, de todas as áreas de especialização.  O programa Trainee AG qu...

Cursos com saída

Cursos com saída


Menos vagas e maior atenção ao potencial de empregabilidade dos cursos, é o cenário com que se deparam este anos os candidatos ao ensino superior. O prazo de candidaturas d...

Adecco quer criar 5000 estágios na Europa

Adecco quer criar 5000 estágios na Europa


O Grupo Adecco, especialista em recrutamento e seleção, é o mais recente parceiro da European Alliance for Apprenticeships, o programa europeu de combate ao desemprego jovem. Com ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO