Foi director-geral de uma empresa com direito a todas as regalias que esse cargo de topo confere. Mas de um momento para o outro, tudo se perdeu e viu-se subitamente no desemprego. Um azar que José de Almeida transformou numa oportunidade. Hoje, enquanto “partner” da Ideias & Desafios (empresa de formação, “coaching” e dinamização empresarial), é especialista em motivar os outros a abrir portas que levem a novas metas profissionais. Uma missão em que tem somado reconhecimentos e que o inspirou a dar um contributo especial para a sociedade. Assim, actualmente ocupa quatro dias úteis por mês a dar formação a desempregados que precisam de alento e “know-how” para voltarem ao mercado.
“Em 2002, estava num cargo de director-geral e tive de me reinventar até chegar aqui. Quando vejo pessoas que perderam o seu emprego, toca-me pessoalmente. Por isso quisemos oferecer gratuitamente a nossa formação comercial aos desempregados através dos centros de emprego. Mas foi tão complicado os centros aceitarem o nosso contributo gratuito que desistimos e agora fazemos directamente a gestão das acções de formação”, conta José de Almeida.
Esta semana terminou mais uma acção para comerciais para quem está sem emprego e já trabalhou ou não nesta área. “Para se inscreverem basta comprovar que estão desempregados. Sempre fomos partidários de dar a cana e ensinar a pescar”. Em Maio, já está marcada mais uma acção (a custo zero). Dentro desse espírito, a “Ideias e Desafios” está ainda a colaborar com IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) dando noções sobre organização, gestão e marketing aos voluntários e responsáveis de direcção. Neste momento, são três: a Comunidade Vida e Paz (CVP), a Associação Luísa Pereira da Mota e a SOS Voz Amiga. “Na CVP, por exemplo, ensinamos também os sem-abrigo, que são toxicodependentes em recuperação, a fazerem os seus currículos”, refere ainda. Iniciativas que podem significar a conquista de um passaporte para um mundo melhor.
Congresso para comerciais
Durante um dia inteiro, José de Almeida e Maria Viera irão transmitir conceitos, técnicas e abordagens que fazem a diferença no sucesso comercial da empresa. Qual a maneira certa de comunicar para influenciar, como utilizar o marketing de “baixo custo” para fidelizar os clientes (que devem estar sempre no enfoque da empresa), o que se pode fazer para ser eficaz nas reuniões comerciais ou qual a forma certa para liderar equipas comerciais são apenas alguns dos temas que irão ser abordados.
O 2º Congresso nacional de motivação e desempenho comercial da “Ideias e Desafios” está marcado para dia 20 de Abril, no auditório da Lispolis, em Lisboa e para assistir é necessário inscrição prévia.