Carreiras

MBA procura ideias para o Turismo

O The LIsbon MBA associou-se ao Turismo de Portugal para lançar uma competição mundial de ideias.



19.06.2015



  PARTILHAR




O The LIsbon MBA associou-se ao Turismo de Portugal para lançar uma competição mundial de ideias. O objetivo é identificar a melhor e mais inovadora ferramenta de análise dos comportamentos dos turistas.

O Turismo de Portugal quer desenhar o comportamento dos turistas que visitam Portugal, percebendo quem são, o que vistam no país, quanto gastam e muitos outros detalhes. O The Lisbon MBA associou-se a esta ambição e juntos preparam-se para lançar um concurso mundial que visa distinguir o projeto mais inovador que viabilize de forma rápida e eficiente a análise do perfil dos turistas em Portugal e, simultaneamente, promover a inovação e o empreendedorismo orientados para as reais necessidades das organizações.

O desafio está lançado e aos inovadores, nacionais e estrangeiros, pede-se que encontrem métodos ou estratégias capazes de assegurar a recolha e sistematização de informação de valor para os diferentes stakeholders a atuar na área do Turismo. As ideias apresentadas irão servir para enriquecer o conhecimento existente sobre os comportamentos e atividades de turistas e contribuir para a gestão deste sector nas diferentes partes do mundo, nomeadamente em Portugal, onde o Turismo representa 15% das exportações, 8% do emprego total, e 5% do PIB.

A iniciativa será desenvolvida a nível internacional, “por forma a captar o que melhor está a ser pensado em todo o mundo”, assegura Anabela Possidónio, diretora executiva do The LIsbon MBA. A competição valorizará a identificação de ferramentas que permitam a medição, bem como o uso de mecanismos inovadores, tais como crowdsorcing e data mining das redes sociais, dispositivos móveis ou operadores de telecomunicações que permitam a recolha e análise dessa informação. Os três finalistas serão convidados a apresentar a sua ideia numa conferência, que se irá realizar em Lisboa, durante o mês de setembro e onde se irá debater a importância da inovação para a gestão. À ideia vencedora está reservado um prémio de dez mil euros e aos restantes finalistas, dois mil euros cada um.

Para a diretora executiva do The Lisbon MBA, “esta ação procura contribuir para promover, a nível mundial, a inovação e o empreendedorismo, duas competências que são muito importantes no nosso programa. Por outro lado, faz parte da nossa vertente internacional procurar o melhor talento às diferentes partes do Globo”. Anabela Possidónio acrescenta que neste caso, foi identificado um sector estratégico a nível mundial e de importância acrescida em Portugal onde há necessidade de colmatar um problema de gestão, a falta de informação. “Só é possível gerir aquilo que se pode medir, mas ainda há muito desconhecimento sobre a atividade dos turistas no mundo”, relembra.

Uma convicção corroborada por João Cotrim Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, que confirma a necessidade de “conhecer cada vez melhor os nossos turistas” como um aspeto  “essencial para continuarmos competitivos”. Cotrim Figueiredo relembra que  “as boas decisões das empresas do sector dependem de haver informação fiável e atempada e este concurso cumpre este propósito, sendo mais um incentivo ao empreendedorismo no Turismo para que este setor continue a ser uma fonte de inovação e geração de emprego, em especial de emprego jovem qualificado”.

Adolfo Mesquita Nunes, o secretário de Estado do Turismo, relembra a este propósito que “economia digital é um dos maiores desafios que o sector do turismo atravessa”. Para o secretário de Estado, “há um mundo maior a explorar, desde a sharing economy à utilização de big data – um mundo cheio de oportunidades e de possibilidades de criação de emprego”, realça enfatizando o potencial desta competição para  ajudar o sector a inovar. A iniciativa conjunta do The Lisbon MBA e do Turismo de Portugal insere-se num plano estratégico que visa incentivar a inovação, o empreendedorismo e a procura e partilha de conhecimento dentro do setor do Turismo.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS