Gestor de Produto
Funções
Em termos gerais, o Gestor de Produto é o responsável
pelo bom desempenho do produto que lhe é confiado. Faz parte das
suas atribuições a elaboração das estratégias
e dos planos de Marketing relativos a este produto, bem como a coordenação,
acompanhamento e controlo de todas as operações que a execução
das estratégias e dos planos implicam.
A primeira responsabilidade de qualquer gestor de
produto é a de elaborar as estratégias e planos de Marketing
para os produtos de que são responsáveis, que são
submetidas posteriormente à aprovação do seu superior
hierárquico, normalmente o director de Marketing. A partir do momento
que sejam aprovados, cabe ao gestor de produto acompanhar e controlar
permanentemente a sua realização.
Se surgirem diferenças entre as performances
efectivas do produto daquelas que tinham sido previstas cabe ao Gestor
de Produto propor acções correctivas ao seu superior hierárquico.
Para que tudo corra bem e não seja necessário enfrentar
este tipo de medidas, o Gestor de Produto é responsável
pela coordenação de todos os serviços da empresa
susceptíveis de contribuir para a boa realização
das estratégias e planos de Marketing.
Cabe também ao Gestor de Produto fornecer o
briefing à agência aquando da preparação de
alguma campanha publicitária, ao mesmo tempo que vai acompanhando
regularmente os seus trabalhos.