Account
Funções
A profissão de Account é dividida em
três níveis consoante a sua experiência e antiguidade.
Account Sénior - Trata-se do
profissional que assegura o contacto entre a empresa (agência de
comunicação) e o cliente. No desempenho das suas funções
assegura a ligação com os vários departamentos e
serviços de uma agência de publicidade, assim como a gestão
dos orçamentos e das campanhas dos clientes. Assume responsabilidades
no contacto quotidiano com os clientes, participa nos trabalhos internos,
nomeadamente no que diz respeito à apresentação das
campanhas, aprovação das peças, textos, estratégia,
plano de meios, custos de produção, entre outras. Paralelamente,
elabora relatórios, correspondência e outros documentos inerentes
à sua responsabilidade de representante do cliente na agência
e vice-versa. O trabalho do Account é normalmente coordenado e
dirigido pelo Supervisor de Contas
Account Júnior - É aquele
que, em colaboração como Account Sénior, e sob responsabilidade
deste realiza tarefas inerentes à função de Executivo
de Contas, podendo ocupar-se de clientes com campanhas mais simples e
de reduzidas dimensões.
Account Estagiário - É
o trabalhador que auxilia os executivos de contas ao mesmo tempo que adquire
conhecimentos para exercer essas funções. O Estágio
é normalmente de dois anos.