Carreiras

Fórum Recursos Humanos



01.01.2000



  PARTILHAR




"O estado da arte da gestão de pessoas"

Fórum Recursos Humanos 2002 traz o que de mais actual se faz na área da gestão humana.




A "Recursos Humanos Magazine" levou a cabo mais uma edição do Fórum R.H.Tratou-se da oitava edição consecutiva deste evento que tem trazido centenas de participantes com largo conhecimento e experiência tanto na área da gestão humana como em áreas afins. O fórum teve lugar na Culturgest, em Lisboa, e ocupou os dias 18 e 19 de Abril com painéis e debates sobre os mais variados temas sempre ligados à importância e ao papel desenvolvido pelos recursos humanos.

"O estado da arte da gestão das pessoas" é, segundo Augusto Lobato Neves, director executivo da "Recursos Humanos Magazine", aquilo que de mais inovador e de mais actual se passa no domínio da gestão das pessoas e foi o tema que teve na base de todas as discussões durante estes dois dias.

O primeiro dia foi preenchido com debates em torno do desenvolvimento organizacional e gestão das pessoas; do enquadramento político, económico e jurídico do trabalho; da gestão estratégica de recursos humanos e qualidade; e das perspectivas e desafios na gestão das pessoas e contou com a presença de algumas individualidades conhecidas da opinião pública, como António Garcia Pereira ou Bagão Félix.

O segundo dia de painéis incidiu em temas como a atracção e retenção de talentos; a qualidade de vida no trabalho; a formação e desenvolvimento de competências e a mudança organizacional e gestão das pessoas.


"Qualidade de vida no trabalho"
- "Management de rosto humano"

No pequeno auditório da Culturgest, Tom MacGibney não teve grandes difuculdades em conseguir prender a audiência, mesmo quando "repreendeu" os presentes pela demarcada falta de pontualidade assinalando que se trata de um comportamento impensável em pessoas que devem saber dar exemplos e cujo comportamento influencia os demais que com eles trabalham. Para este administrador da Concept Erindale - Engenharia de Gestão, S.A., existem cinco passos essenciais que devem ser seguidos para se conseguir uma gestão humana competente e eficaz. Primeiro defende que se deve ter objectivos de trabalho e que esses mesmos objectivos têm de ser atingíveis, dizendo logo de seguida que a organização é a base para alcançar esses objectivos. Motivar e comunicar são conceitos que, segundo MacGibney, são abusados hoje em dia mas que são essenciais para a criação de um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam motivadas, da mesma maneira que considera importante a continua valorização de quem trabalha. Fazer sempre por aprender e ensinar é o último dos passos que este administrador considera essenciais. Tom MacGibney não terminou sem antes dizer que "ganhar a confiança de quem connosco trabalha" é o primeiro passo para se conseguir por na prática todas as teorias na área dos recursos humanos.

SW





RELACIONADOS


mostrar mais resultados  


DEIXE O SEU COMENTÁRIO