Análise de Mercado
Definida a ideia, o aspirante a empresário
já sabe exactamente aquilo que quer oferecer ao mercado. Chegou,
então, o momento de analisar o mercado, ou seja, saber se existe
uma oportunidade real para o seu negócio.
Neste passo, necessita de conhecer e reflectir sobre
os seguintes aspectos:
O produto ou serviço é único?
Qual o perfil dos potenciais clientes (níveis de rendimento,
habilitações académicas, idade, localização
geográfica, etc)? É importante conhecer a dimensão
do mercado alvo.
Quais os produtos e serviços dos concorrentes (analisar o campo
competitivo, conhecendo os pontos forte e fracos e saber que tipo de
estratégia pode usar para criar obstáculos a esses concorrentes
)?
O seu negócio tem potencial para crescer? E coloca possibilidades
de uma internacionalização?
Desta análise de mercado, é possível
chegar a três conclusões possíveis:
1. O mercado oferece
procura para o seu produto ou serviço, apesar da concorrência
existente;
2. Tem mercado,
mas a pesquisa feita levou-o a reconsiderar o projecto e necessita de
fazer algumas alterações;
3. O mercado não
oferece procura para o seu produto/serviço. Não desanime
e procure tenha outra ideia, desta vez mais brilhante!
Se chegou à primeira ou segunda conclusão,
está no bom caminho, mas previna-se porque tem ainda muito trabalho
pela frente, como por exemplo, definir uma estratégia de marketing.
Agora a prioridade é determinar a forma como
vai introduzir e vender o seu produto ou serviço no mercado alvo.
Na estratégia de marketing, para além da divulgação
e/ou comunicação, considere outros aspectos como:
nome e características do produto/serviço;
escolha dos canais de distribuição;
política de preços, etc.
Faça um orçamento e lembre-se de que
este passo deve ser encarado como um investimento. Mas, assegure-se de
que o benefício obtido é superior ao investimento realizado.
Para uma boa estratégia de marketing não necessita de fazer
um investimento elevado em publicidade. Há outras estratégias
que resultam, por vezes, melhor e são menos dispendiosas.
Agora, deve saber o que dizem as leis...
TP