Carreiras

Análise do mercado



01.01.2000



  PARTILHAR




Análise de Mercado

Definida a ideia, o aspirante a empresário já sabe exactamente aquilo que quer oferecer ao mercado. Chegou, então, o momento de analisar o mercado, ou seja, saber se existe uma oportunidade real para o seu negócio.

Neste passo, necessita de conhecer e reflectir sobre os seguintes aspectos:

O produto ou serviço é único?

Qual o perfil dos potenciais clientes (níveis de rendimento, habilitações académicas, idade, localização geográfica, etc)? É importante conhecer a dimensão do mercado alvo.

Quais os produtos e serviços dos concorrentes (analisar o campo competitivo, conhecendo os pontos forte e fracos e saber que tipo de estratégia pode usar para criar obstáculos a esses concorrentes )?

O seu negócio tem potencial para crescer? E coloca possibilidades de uma internacionalização?

Desta análise de mercado, é possível chegar a três conclusões possíveis:

1. O mercado oferece procura para o seu produto ou serviço, apesar da concorrência existente;

2. Tem mercado, mas a pesquisa feita levou-o a reconsiderar o projecto e necessita de fazer algumas alterações;

3. O mercado não oferece procura para o seu produto/serviço. Não desanime e procure tenha outra ideia, desta vez mais brilhante!

Se chegou à primeira ou segunda conclusão, está no bom caminho, mas previna-se porque tem ainda muito trabalho pela frente, como por exemplo, definir uma estratégia de marketing.

Agora a prioridade é determinar a forma como vai introduzir e vender o seu produto ou serviço no mercado alvo.
Na estratégia de marketing, para além da divulgação e/ou comunicação, considere outros aspectos como:

nome e características do produto/serviço;

escolha dos canais de distribuição;

política de preços, etc.

Faça um orçamento e lembre-se de que este passo deve ser encarado como um investimento. Mas, assegure-se de que o benefício obtido é superior ao investimento realizado.
Para uma boa estratégia de marketing não necessita de fazer um investimento elevado em publicidade. Há outras estratégias que resultam, por vezes, melhor e são menos dispendiosas.

Agora, deve saber o que dizem as leis...

TP






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS