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Ideias



01.01.2000



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Ideias

Já decidiu que quer ter o seu próprio negócio e sabe que tem condições para o fazer. Mas que tipo de empresa será?
O primeiro passo a tomar é ter ideias de negócio e testá-las!

Se ainda não sabe o que quer realmente fazer, tenha em atenção estes factores:

Experiência Profissional
Se já foi um colaborador, encontrou certamente, nas suas actividades profissionais, alguns erros no funcionamento da empresa. Como não dar resposta aos problemas ou prestar maus serviços aos clientes são algumas das hipóteses. Aproveite essa experiência e todos os contactos profissionais para desenvolver melhor o seu negócio.

Experiência de Consumidor
Como consumidor também tem oportunidade de verificar falhas nos serviços. Às vezes ficamos mesmo sem resposta para as nossas necessidades. E que tal criar a sua empresa para dar esse serviço ou produto que falta? Sabe que há mercado e conhece as limitações da concorrência. Tire, mais uma vez, proveito dos erros dos outros.

Oportunidades
As novidades são muitas e é preciso conhecê-las porque diariamente surgem inúmeros produtos e serviços e não é só no seu país. Consulte revistas de negócios nacionais e internacionais; visite feiras profissionais, estude e viaje. No fundo, fique atento a tudo o que se passa e agarre a oportunidade!

Agora que já definiu a sua ideia de negócio, está na altura de saber se ela é viável ou não. Por exemplo, muitas ideias são demasiado avançadas e os negócios têm sempre o seu timing certo. Teste a sua ideia.

Conheça outros negócios semelhantes
Faça uma pesquisa (nas páginas amarelas, na internet, nos jornais, nos directórios de empresas) para saber se já existem e como funcionam as empresas parecidas com o seu potencial negócio. Deste modo, terá um conhecimento da concorrência, das suas fraquezas e pontos fortes.

Siga os passos de quem sabe
Procure acompanhar as experiências de sucesso e de insucesso de outros empresários, através dos livros, entrevistas ou depoimentos. É sempre vantajoso "ouvir" os conselhos de quem sabe e já percorreu o caminho que inicia agora. Esteja atento às tendências do futuro e não perca de vista os principais líderes e gurus.

Esteja atento
Olhe à sua volta. As grandes empresas tem a possibilidade de elaborar pesquisas de mercado para conhecer as necessidades do público alvo e para testar os seus produtos. Se não tem essas condições, opte por passear pelas zonas comerciais e descobrir o que os consumidores querem e compram. Enquanto dá essas voltas, esteja também atento ao design dos produtos, às formas de venda, técnicas de promoção e de marketing, etc.

Ouça os conselhos dos outros
Não faça da sua ideia um grande segredo. Antes pelo contrário, partilhe-a com a família, os colegas e os seus amigos. Receba de bom grado todas as sugestões e críticas que forem feitas ao seu projecto. Deste modo, pode evitar gastar tempo e dinheiro. E quem sabe se alguém não terá uma outra ideia luminosa e mais viável?


A sua ideia continua de pé? Então está na altura de explicitar e definir com o máximo rigor o seu negócio.
Comece a pensar numa análise de mercado.

TP






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