Carreiras

- Gestores de RH em crise



01.01.2000



  PARTILHAR




Gestores de RH em crise

É gestor de Recursos Humanos e está habituado a lidar com as crises de carreira dos outros. Mas desta vez é você que está a atravessar uma má fase profissional. Não sabe o que fazer para combater esta situação? Pare e reflicta um bocado sobre o que está errado e como pode chegar à solução para o problema.

Recursos Humanos é uma carreira que causa muito stress e é muito desgastante. Muitos profissionais da área de Recursos Humanos dispensam muito do seu valioso tempo e da sua energia a tentar resolver os problemas e necessidades dos empregados. Muitos profissionais de RH dedicam tanta energia a cuidar das necessidades dos outros que negligenciam as suas próprias carreiras.


Arranjar uma solução para este tipo de problema não é tarefa fácil. Mas, anime-se, há sempre uma saída.
Há quatro questões que qualquer profissional de Recursos Humanos deve colocar a si próprio e deve tentar responder com toda a sinceridade de modo a obter a solução certa para este tipo de situação.

Será que eu preciso de tempo?

Nem sequer se lembra da última vez que tirou um tempo para si, que fez uma pequena pausa ou que tirou umas férias paradisíacas. Deixe-me dizer-lhe que está a cometer um erro horrível, se por acaso respondeu sim a esta questão. Não tirar um tempo para cuidar de si e da sua carreira é a pior coisa que pode fazer. Desta maneira os outros vão melhorar nas suas carreiras, porque você os ajudou, e a sua carreira como ficou? Alguém o ajudou? A resposta é não! Ninguém se preocupou consigo. Tire umas férias e aproveite-as para se reorganizar.

Assumo responsabilidades a mais?

Você preocupa-se demasiado em resolver a situação dos funcionários e assume múltiplas responsabilidades. Pare! Aprenda a separar e a delegar as tarefas que consomem a maior parte do seu tempo. Veja se não pode passar algumas dessas tarefas a outros departamentos, por exemplo, para os serviços administrativos. Relaxe, deixe as responsabilidades dos outros de lado e assuma as suas próprias responsabilidades.

Ando muito "stressado"?

Os gestores de Recursos Humanos costumam andar sempre debaixo de uma grande tensão. Arranje um meio para libertar a tensão acumulada e possíveis frustrações. Que tal conversar com colegas da mesma área? Decerto que o irá ajudar e vai fazer com que se sinta bem mais calmo e menos tenso depois de partilhar relatos da sua "guerra" com outros profissionais como você.

Sou um caso perdido?

Se tentou de tudo, mas ainda acha que se encontra no meio desta crise e que nada consegue fazer para sair dela, que tal começar a pensar em procurar novas oportunidades para a sua carreira? Porque não fazer uma mudança radical? Pense nisso e saia desta crise em alta.

VD






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS