Notícias

Universidade Católica cria licenciatura em Psicologia

02.07.2004


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

NO PRÓXIMO ano lectivo, a Universidade Católica Portuguesa irá ministrar pela primeira vez a licenciatura em psicologia.

Este novo curso de quatro anos com forte componente prática será leccionado no Porto e em Braga através do Instituto de Educação (no Porto) e da Faculdade de Filosofia (em Braga).

Coordenada pelos professores António Manuel Fonseca e Alfredo Dinis, a nova licenciatura irá funcionar em articulação entre os pólos do Porto e Braga e que se traduzirá pela partilha de um mesmo projecto de formação (currículo idêntico, coordenação conjunta, docentes a leccionarem simultaneamente nos dois sítios e projectos de investigação em comum).

Esta iniciativa nasceu tendo já em vista as orientações da declaração de Bolonha e a respectiva concretização em Portugal.

O currículo desta nova licenciatura em psicologia irá incidir especificamente numa formação que desenvolva nos alunos a capacidade de resolução de problemas e a pesquisa de informação pertinente, de carácter interdisciplinar, para fazer face a novas questões suscitadas pela evolução social.

Em termos de currículo, a nova licenciatura incorpora um semestre de prática supervisionada a realizar em casas de saúde e hospitais, em instituições sociais e empresariais, escolas, autarquias, centros comunitários e outros organismos.

Esta prática supervisionada realizada em contexto profissional será efectiva e directamente acompanhada por um licenciado em psicologia já no activo.

No primeiro semestre de aulas práticas da nova licenciatura em psicologia, que decorrerão em turmas de 30 alunos e irá ser proporcionado um aprofundamento de conteúdos teóricos previamente abordados, quer na realização de trabalhos e de situações de aplicação desses mesmos conteúdos à investigação e à intervenção psicológica.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS