Notícias

Um negócio criado nas alturas

Uma ideia inovadora criada por um amante do alpinismo, foi o mote para a criação de uma empresa que se quer assumir como uma referência neste mercado
17.07.2008


  PARTILHAR



Maribela Freitas
Como diz a sabedoria popular ‘a necessidade aguça o engenho' e foi exactamente o que aconteceu com Pedro Carradinha, praticante de escalada e actividades de montanha há mais de 15 anos. Nas andanças nestas lides, apercebeu-se das falhas a nível de equipamento e começou a desenvolver as suas criações. Foi o primeiro passo para a criação da marca Ortik e do seu principal produto, o Heat-it.

O Heat-it é um dispositivo revolucionário em tecido antifogo que permite aos alpinistas cozinhar com poupança de gás. É muito prático, leve e pode ser utilizado nas mais variadas situações, como por exemplo, sob vento forte. “Estava a estudar engenharia na Lusófona e soube que existiam lá umas oficinas de design. Comecei a desenvolver o Heat-it e foi aí que aperfeiçoei alguns detalhes e conheci o Nuno Monge”, lembra Pedro Carradinha, de 32 anos.

No meio da escalada e do alpinismo, o Heat-it começou a dar nas vistas. Outros praticantes da modalidade queriam um para si, o que levou Pedro Carradinha a registar a patente do produto. “Depois da patente nacional, comecei a ver o que poderia fazer com aquilo, nomeadamente criar um suporte, uma marca”, revela o empreendedor. Esse foi o passo seguinte, bem como a busca de um sócio, o Paulo Feio, que se revelou como o primeiro investidor neste projecto. O Nuno Monge foi o sócio que se seguiu. O processo continuou a avançar com o registo da marca a nível nacional, internacional e da patente internacional. Mas como tudo não acontece logo, nem sem trabalho, os empreendedores precisaram ainda do apoio financeiro de Business Angels e mais tarde do InovCapital — Sociedade de Capital de Risco do Ministério da Economia e da Inovação —, para que em meados de 2007 arrancasse finalmente a Fórmula Inovadora SA, detentora da marca Ortik e cujo principal produto é o Heat-it.

“Inicialmente só possuíamos o Heat-it, mas agora temos colchões isolantes térmicos autoinsufláveis em que o design foi pensado para reduzir o seu peso e volume. A nossa estratégia é a inovação, não conseguimos concorrer com marcas que já estão implementadas no mercado e que possuem produções gigantes. Assim, temos de nos diferenciar pela inovação”, conta Pedro Carradinha. Têm ainda uma tenda de expedição que suporta ventos superiores a 150km/hora. Nuno Monge salienta que “a estratégia é pegar num problema e encontrar a solução ideal. Somos também concorrentes pelo preço”.

Nesta área, contam, os amantes do alpinismo andam sempre à procura do produto mais resistente, leve e compactado num mercado onde a inovação é muito bem recebida. João Garcia, conhecido alpinista nacional, já testou o Heat-it.

Pedro Carradinha e Nuno Monge dedicam-se a tempo inteiro à empresa que neste momento conta com três estagiários. Para o futuro, Nuno Monge ambiciona “a médio prazo ser uma referência e criar mais produtos para esta área”. Estão a desenvolver o seu sítio na Internet para a venda «online» e esperam para breve o segundo «round» de financiamento do InovCapital, para produção em massa para os mercados nacionais e sobretudo internacionais. Estabeleceram ainda uma parceria com a Campingas internacional, para a qual vão desenvolver produtos.

“O balanço que faço da empresa é muito positivo. Como designer o que estamos a fazer é o sonho de qualquer profissional, na medida em que criamos os nossos produtos e a comercializá-los e o «feed-back» dos consumidores tem sido muito positivo”, frisa Nuno Monge. Na sua opinião, acreditar num projecto e fazer um bom trabalho, são factores essenciais para se ser bem sucedido. “Persistência, estar focado num objectivo, estar motivado e acreditar no que se faz”, são os conselhos de Pedro Carradinha a quem se lança na aventura de um negócio próprio.

BI Empresarial

Nome: Fórmula Inovadora SA detentora da marca Ortik
Fundadores: Pedro Carradinha, Paulo Feio e Nuno Monge
Sede: Algés, distrito de Lisboa
Área de Actividade: Desenvolvimento de produtos para alpinismo
Início de actividade: Setembro de 2007
Postos de trabalho criados: Dois fixos e três estágios
Ambições futuras: Ser uma referência na área em que trabalham
Sítio: http://www.ortik.net
Conselhos: Acreditar no projecto em que se está envolvido





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ACCOUNT MANAGER | VISEU

Michael Page Portugal

ACCOUNTING QUALITY CONTROLLER

Spring Professional Portugal

ADMINISTRATIVO COMPLIANCE

Kelly Services Portugal