Notícias

Um lugar entre as melhores

25.03.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



No sucesso de qualquer organização, as pessoas são o fator diferenciador. São cada vez mais as empresas conscientes deste potencial e que procuram tirar o maior partido dele. A revista Exame, em colaboração com a Accenture Portugal, distingue-as uma-a-uma, anualmente, no seu ranking “Melhores Empresas para Trabalhar”. Se você é dos que sonha progredir profissionalmente numa empresa que é amiga dos seus colaboradores, o Expresso Emprego ajuda-o. A partir desta edição, todas as ofertas de recrutamento anunciadas por cada uma das 100 empresas listadas neste painel estão assinaladas com a chancela do ranking da Exame.

Instalações com ginásio e área de lazer, massagens e manicura no local de trabalho, café e fruta à discrição e refeições a custo simbólico, são algumas das regalias que é possível encontrar entre os melhores empregadores nacionais. Mas a motivação e retenção de talentos não se faz só por esta via e com recurso a estes benefícios. Há dez anos que a redação da Exame arrancou com um estudo anual pioneiro e partiu à descoberta das Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal.

Integrar este ranking – que distingue as organizações centradas nas pessoas e empenhadas em potenciar o desenvolvimento do talento, pela via do comprometimento dos quadros com a empresa - implica passar o rigoroso crivo da seleção. A última edição deste ranking, a de 2011, foi a maior de sempre. Foram cem as empresas que à luz da atual conjuntura, encontraram dentro das suas possibilidades, soluções de gestão e valorização do seu capital humano que merecem ser premiadas.

RE/Max, Century 21 Portugal, Grupo CH Business Consulting, Hilti Portugal. Construlink, SRS Advogados – Sociedade Rebelo de Sousa & Advogados, Hotel Ritz Four Seasons Lisboa, ActualSales, Grenke Renting e Leadership Business Consulting encabeçam os dez primeiros lugares desta extensa lista de bons exemplos. A eleição das melhores empresas para trabalhar tem por base critérios exigentes e rigorosos, assentes em três patamares distintos de análise. O apuramento das boas práticas inicia-se coma resposta a um questionário de satisfação e envolvimento que é dirigido a todos os colaboradores e totalmente confidencial.

Neste inquérito que assume em todo o processo o maior peso na avaliação, os colaboradores são convidados a expressar a sua opinião sobre as diferentes dimensões da empresa onde trabalham, o que permite medir o seu grau de satisfação, mas também a forma positiva como falam da organização a outras pessoas, o tempo que consideram permanecer na empresa e a dedicação e empenho que nela investem. Apenas as respostas com uma classificação superior a 60% são consideradas. Todas as outras são automaticamente excluídas da lista final.

Numa fase posterior, o processo centra-se nos líderes de cada empresa que são chamados a fornecer informação detalhada sobre as práticas de gestão de recursos humanos implementadas na organização. O processo culmina com uma verificação in loco destas informações por parte da equipa redatorial da Exame/Expresso que contactam com os colaboradores para ouvir as suas opiniões e sugestões.

Longe de assumir uma vertente meramente competitiva, o ranking das melhores empresas para trabalhar é um espelho do que de melhor se faz em matéria de política de gestão de pessoas. As vencedoras da edição 2011, atuam maioritariamente (84%) na área dos serviços e indústria (16%). Dominam no ranking as empresas da grande Lisboa (73%) e cerca de 70% das melhores organizações para trabalhar são pequenas e médias empresas. Em pleno contexto de adversidade económica este ranking alcança a maior dimensão de sempre, demonstrando que há no país empresas que investem nos seus quadros e que reconhecem todo o seu poder no sucesso do negócio.

Top 10 das melhores

RE/Max
2º Century 21 Portugal
3º Grupo CH Business Consulting
4º Hilti Portugal
5º Construlink
6º SRS Advogados – Sociedade Rebelo de Sousa & Advogados
7º Hotel Ritz Four Seasons Lisboa
8º ActualSales
9º Grenke Renting
10º Leadership Business Consulting



OUTRAS NOTÍCIAS
77,9% querem mudar de emprego

77,9% querem mudar de emprego


Empregadores e candidatos tecem queixas de falta de confiança na economia nacional, mas a verdade é que 2011 pode não vir a ter um saldo tão negativo quanto se esperava em ...


"O maior valor de um candidato é não desistir"


A PwC emprega em Portugal cerca de 800 quadros, maioritariamente colocados na sede da empresa em Lisboa. Uma população empresarial predominantemente jovem, onde a média de idades ...

Como ter êxito numa entrevista?

Como ter êxito numa entrevista?


Se pensa que procurar emprego se resume a responder às ofertas disponíveis nos jornais e sites da especialidade, está redondamente enganado. Essa é de facto uma importante ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS