Notícias

Treino militar forma líderes empresariais

Treino militar forma líderes empresariais

Está de volta o Curso de Liderança em Contexto Militar, uma formação intensiva onde os líderes nacionais vão à recruta para aprender a liderar na adversidade.
06.05.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A partir de 16 de maio o Campo Militar de Santa Margarida vai receber recrutas muito especiais. Não querem fazer carreira nas forças armadas, nem têm aspirações militares. O que querem é aprender a liderar as suas equipas rumo ao sucesso e à superação de obstáculos, em contexto de adversidade. O Curso de Liderança em Contexto Militar é uma iniciativa da Associação Nacional de Jovens Empresários, em parceria com a Academia Militar. Existe desde 2008 e este ano surge renovado e adaptado ao desafio de relançamento económico do país, fundamental na atual conjuntura.

Durante cinco dias, um conjunto de gestores e executivos vão experienciar as principais estratégias e processos de formação das chefias militares, através de exercícios e atividades teóricas e práticas, indoor e outdoor. Como se de recrutas se tratassem, os formandos verão as suas capacidades serem testadas ao limite, em intensas sessões de treino físico e psicológico com missão de treinarem as suas aptidões ao nível da gestão do stress, gestão de conflitos, coordenação de equipas, inteligência emocional, auto-controlo, motivação, influência e persuasão, comunicação assertiva, planeamento, estratégia e processos de tomada de decisão.

Paralelamente, aos formandos serão transmitidos também conhecimentos ao nível da gestão inter-organizacional. Trajetos em carros blindados, provas com meios de visão nocturna e simulação de cenários de guerra e de sobrevivência, são algumas das realidade que os formandos terão de experienciar numa clara analogia com a realidade empresarial, de modo a equiparar o seu comportamento no terreno à capacidade de reacção e tomada de decisões perante as adversidades que transformam o quotidiano das empresas num desafio profissional cada vez mais exigente.

O Curso de Liderança em Contexto Militar já soma quatro edições e tem por missão potenciar a troca de experiências, interligando as dinâmicas do contexto militar e das redes empresariais representadas pelos formandos. Entre as grandes novidades desta edição merece destaque a utilização do Campo Militar de Santa Margarida, que é uma das maiores instalações militares da Europa, a aplicação da experiência das forças destacadas ao contexto empresarial e a realização de atividades ao abrigo dos novos modelos de gestão estratégica, sempre com a missão de formar, preparar e testar líderes empresariais de sucesso.

Desde a sua criação que esta formação tem reunido grande adesão por parte do público, contando com a participação de empresários, gestores, quadros médios e superiores, tanto do sexo masculino como feminino, de diversos setores de atividade como a banca, a saúde, a construção naval, a indústria e os serviços. A edição deste ano promete prosseguir a mesma missão.



OUTRAS NOTÍCIAS
Portugal cresceu 193% no número de licenciados em ciências

Portugal cresceu 193% no número de licenciados em ciências


Portugal é o país da União Europeia (UE) que mais cresceu, entre 2000 e 2008, no número de licenciados em Matemática Ciências e Tecnologia. Os progressos educa...

Médicos da Galiza emigram para Portugal

Médicos da Galiza emigram para Portugal


São cada vez mais os estudantes de medicina da Galiza que rumam a Portugal para concluir a sua formação e exercer a sua profissão. Segundo o Colégio de Médico...

Crise favorece gestão de talentos

Crise favorece gestão de talentos


Momentos de crise podem transformar-se em oportunidades raras para que a empresa se fortaleça, defende José Ramón Pin, professor do reputado instituto espanhol IESE Business Schoo...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS