Notícias

Terapias espirituais para recuperar novas energias

11.04.2003


  PARTILHAR






Fernanda Pedro

NA SOCIEDADE actual já ninguém duvida que é necessária uma grande capacidade de resistência física e psicológica para enfrentar diariamente todas as obrigações profissionais e pessoais que nos são impostas a ritmos alucinantes.


 




Cardápio de terapias



Fazemos verdadeiras corridas contra o tempo para ultrapassar as tarefas obrigatórias e lidar com a crescente competição no mundo laboral. Cumpridas ou não essas tarefas, os esforços despendidos, por vezes excessivos, trazem consequências devastadoras para as pessoas.

O desempenho profissional é geralmente afectado diminuindo a capacidade de resposta dos trabalhadores e a vida pessoal acaba também por sair prejudicada.

Para diminuir estes impactos negativos na vida das pessoas, existem diversas actividades alternativas que ajudam a restabelecer o equilíbrio físico e psíquico daqueles que apresentam sintomas de cansaço. Actualmente, as ofertas de serviços na área do lazer são muitas, mas algumas específicas para quem pretende recuperar forças para enfrentar o mundo do trabalho.

Os esgotamentos e as depressões são doenças muito características de excesso laboral e actualmente contam com mais alguma ajuda para além da medicina convencional. As clínicas de repouso e de restabelecimento podem ser uma alternativa.

A Quinta da Calma, em Almansil, no Algarve, é um exemplo disso. Conhecida como um centro de Yoga e de Cura Holística, este espaço foi criado por um casal americano Sylta e Al Kalmbach há cerca de 15 anos. Transformaram a sua propriedade num lugar de ensino de Yoga e no local ideal para passar "Férias Saudáveis".

São muitas as terapias que pode encontrar neste centro, como, por exemplo, acupunctura, hipnoterapia e massagem Shiatsu. Além disso, ensina-se também Tai Chi e Chi Kung. Aqui, pode encontrar ainda a Kinesiologia e o Reiki. E a Quinta da Calma tem ainda a particularidade de ser o Centro Europeu para o Treino de Professores de Yoga Integral, ligado ao Centro de Yogaville de Swami Satchidananda.

Bem mais perto, em Sintra, podemos encontrar o Portal Alternativas, um centro para aqueles que procuram um equilíbrio para as suas vidas. Liliana Moreira, directora do centro, aconselha a prática da meditação a todos os que pretendam recuperar forças para enfrentar o mercado de trabalho.

Depois, podem passar à acupunctura e à terapia floral. "Temos terapeutas que aconselham os tratamentos a seguir, mas também é a própria pessoa que precisa de ver o que realmente necessita", explica.

Esta especialista aconselha ainda a todos aqueles que procurem pela primeira vez um espaço desta natureza, a recolha de informação sobre a escola que segue esse centro, qual a hierarquia e as técnicas de respiração utilizadas. Isto para evitar locais sem preparação adequada nas terapias orientais.

Para Carlos Silva, instrutor de Karate Do e de Reik, esta prática enquadra-se perfeitamente no âmbito das artes marciais devido à forte componente espiritual, "é através da canalização e manipulação de energia que se consegue o harmonioso equilíbrio entre o corpo e o espírito, condição fundamental na prática marcial". É por esse motivo, que estas duas práticas estão estreitamente ligadas e porque "todos somos energia em movimento", reforça.

Praticar a superação

Este especialista refere ainda os benefícios da prática da arte marcial para quem precisa de um equilíbrio físico e psíquico. A nível mental, esta actividade ajuda a ganhar confiança e auto-estima, a controlarmo-nos e a sermos mais tolerantes e sociáveis.

Fisicamente, adquirimos uma maior coordenação, equilíbrio, flexibilidade, elasticidade, força e resistência Mas para Carlos Silva, o Karate é, acima de tudo, uma "filosofia de vida, uma prática de superação".

O primeiro Centro de Redução de Stress na Europa encontra-se em terras portuguesas, precisamente em Almansil. Lieven Van Neste, quiroprático formado nos Estados Unidos da América trocou já há alguns anos Bruges pelo Algarve e tem-se dedicado à prática da Alfabiótica, uma disciplina da medicina alternativa, baseada na ideia de que todas as doenças são resultado de um desequilíbrio e de falta de Energia Vital.

O Alinhamento é a técnica desta prática e que Lieven Van Neste explica: "Depois de um breve diagnóstico, faço um movimento específico das minhas mãos na cabeça do paciente e em breves minutos consigo provocar um estímulo ao cérebro, ajudando a alinhar a sua energia".

Mas este especialista assegura que não se aprende a combater o stresse mas sim, a lidar com ele: "Hoje, todos temos uma vida muito agitada, são os problemas com o trânsito, a poluição, as preocupações do trabalho. E isso não irá desaparecer, mas sim agravar-se".

A solução de Lieven Van Neste para este problema é a readaptação ao nosso padrão de vida. E isso passa pela procura de alternativas para conseguir equilibrar a vida e consequentemente o cérebro.

As soluções podem ser muitas para quem pretenda retemperar forças e suportar mais facilmente as pressões profissionais. Mas convém informar-se o que o mercado lhe oferece e encontrar a melhor terapia para os seus problemas.



Cardápio de terapias

PARA escolher a terapia mais adequada, apresentamos ao leitor um cardápio de quatro técnicas:

Integral Yoga é a versão moderna dos sistemas tradicionais do yoga na Índia. Esta técnica ensina que tudo o que se faz todos os dias (karma) é importante. Integral Yoga dá a esta prática uma forma positiva e dinâmica. Coloca a ideia espiritual da vida na origem de uma perspectiva mundial integrada que explica o panorama evolucionário e histórico da vida.

Tai Chi Chuan é uma ancestral arte marcial chinesa praticada para a saúde e defesa pessoal. Além de promover um desenvolvimento equilibrado dos órgãos, o praticante poderá ver a sua respiração tornar-se mais suave e os músculos relaxados. Ocorrerá também com a prática a um aumento na flexibilidade das articulações. Este exercício é realizado lentamente, o que permitirá a harmonização da circulação sanguínea com a respiração, enquanto coordena os movimento das mãos, pés e cabeça

Chi Kung é o termo utilizado para designar os exercícios respiratórios, que ajudam a desenvolver os centros, os canais e o campo energético. Existem três tipo de Chi Kung, com diferentes finalidades: o Chi Kung terapêutico (relaxa e fortalece músculos e articulações, aumenta a agilidade e flexibilidade, levando a um desenvolvimento holístico do corpo e usar determinados exercícios para curar doenças específicas); o Chi Kung para arte marcial (fortalece os músculos e ossos, desenvolve o poder de atenção, aumenta o poder de regeneração física e psíquica e aumenta a capacidade de percepção intuitiva para uma melhor adaptação ao ambiente) e o Chi Kung para arte marcial com finalidade terapêutica (é utilizado para harmonizar e atenuar os efeitos do treinamento intenso da arte marcial).

Reiki é uma energia universal de cura aplicada através da imposição de mãos, age directa e harmoniosamente nos centros vitais do corpo, activando o poder de cura do próprio organismo em todos os níveis (físico, mental, emocional e espiritual). Promove um profundo bem-estar, reduz o stresse, dissolve bloqueios emocionais, aumenta as defesas naturais do organismo, combate as causas da doença, diminui/anula dores e amplia a consciência.



 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS