Notícias

"Temos 23 processos de seleção ativos"

Javier Biedma explica como é que este ano a empresa Luís Simões já realizou, em Portugal e Espanha, 221 operações de recrutamento e tem mais 33 em curso.
28.10.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A empresa Luís Simões criou este ano, à escala ibérica, 221 novos postos de trabalho. A maioria das incorporações ocorrem nas áreas operativas dos seus negócios core: logística e transportes. Javier Montero Biedma, diretor ibérico de recursos humanos da Luís Simões, explica que além deste número a transportadora tem neste momento 23 processos de seleção ativos. Profissionais que devem juntar-se à equipa da empresa que já integra em Portugal 1300 colaboradores diretos.

Gere operacionalmente uma equipa que soma mais de mil colaboradores em território nacional e a diversidade dos perfis que abarca exige abertura em relação a estratégias e a princípios de gestão. Para Javier Montero Biedma, ao gerir pessoas há desde logo dois princípios básicos: “entre duas soluções, a mais smples é, regra geral, a que tem maior probabilidade de êxito e a sinceridade e a transparência são as chaves para ganhar a confiança de todos”.

Na empresa que abriu recentemente as suas portas a 31 jovens estagiários de cursos profissionais nacionais, o perfil de colabordaores é diverso. “As funções mais representativas são as de motorista (34%) e a de operador de armazém (24%), que perfazem cerca de 58% do total dos colaboradores. A média idades é de 37 anos, sendo que 66% dos colaboradores possuem mais de 40 anos”, explica o diretor de RH acrescentando que “ao nível das habilitações, 56% possuem o ensino básico/obrigatório, 34% tem o ensino secundário/ profissional e os restantes possuem qualificações superiores ou até pós-graduações e mestrados”.

Até ao final do ano a Luís Simões prevê contratar ainda mais 33 colaboradores. Profissionais que se querem orientados para o cliente, com profundo conhecimento e controlo dos processos dos quais serão responsáveis e adeptos de trabalho em equipa. Requisitos que Javier Montero Biedma considera fundamentais entre os colaboradores que contrata. “Essencialmente, procuramos pessoas que se mostrem próximas das restantes, que demonstrem acreditar no que dizem, fazem e transmitem, investindo pessoalmente o que for necessário para levar a bom termo aquilo em que acreditam”, revela Montero Biedma. Segundo o diretor de recursos humanos da Luís Simões “é igualmente importante que as pessoas saibam renunciar às suas expectativas pessoais e que identifiquem que a garantia do êxito pessoal, são as realizações comuns a toda a equipa”.

No recrutamento dos seus colaboradores a empresa utiliza uma forma combinada de diferentes ferramentas de avaliação para identificar o potencial de cada candidato e ajustá-lo à empresa. Entrevista pessoal, provas psicotécnicas, dinâmicas de grupo, simulações e provas de situações reais são algumas das práticas da empresa em matéria de processos de seleção. Mas o líder dos recursos humanos da Luís Simões adianta que “em qualquer fase do processo, o responsável do departamento a recrutar tem sempre um papel ativo na seleção, desde a identificação do perfil inicial até à decisão final”.

Para detetar estes candidatos a empresa conta não só com as candidaturas que recebe espontaneamente mas também com as parcerias que tem com universidades e escolas de negócios da Península Ibérica: IESE, San Telmo, Universidade de Coimbra, ISCTE entre outras. “Normalmente utilizamos as universidades para recrutar os nossos jovens gestores e apoiamo-nos nestas escolas e universidades no momento de desenvolver e potenciar conhecimentos, competências e habilitações das nossas equipas de direção e gestão”.

A quem queira triunfar no mercado de trabalho perante a atual conjuntura, o especialista aconselha os profissionais a “verem mais além e identificarem as possibilidades reais que a colocação oferece, detetando opções de formação e crescimento pessoal e profissional e apostando numa organização que os estimule a evoluir no futuro”.

Javier Montero Biedma
45 anos
Diretor Ibérico de Recursos Humanos da Luís Simões

Formação:
É licenciado em Psicologia, com especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações, pela Universidade Comptulense de Madrid. Realizou ainda dois anos de estudos de Doutoramento, um deles realizado na Universidade Católica de Nijmegen, nos Países baixos.

Percurso:
Teve o seu primeiro contacto com o mundo do trabalho aos 17 anos, trabalhando como empregado de mesa numa aldeia de praia em Alicante. Mas a sua aproximação aos recursos humanos dá-se apenas mais tarde quando integra o grupo de distribuição comercial NIDO, onde foi responsável de seleção, formação e desenvolvimento. Foi também aqui que teve o primeiro cargo de direção da sua carreira, ao tornar-se Diretor de Recursos Humanos. Em 2000 aceita o desafio de ser Diretor de Seleção, Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos da Seur Espanha e m 2007, abraça uma carreira na empresa Luís Simões, onde começou como Diretor de RH para o mercado espanhol, alargando este ano a sua atividade à escala ibérica.

Família:
Casado, pai de uma menina.

Hóbis:
É amante das práticas desportivas, sobretudo do futebol, ciclismo e trekking. Mas nos seus tempos livres dedica também tempo à jardinagem.

Principal dificuldade da carreira:
“Muitos gestores têm medo e são relutantes a desenvolver e implementar projetos de RH inovadores. Convencê-los de que também é preciso inovar e transformar os RH da nossa organização exige muito daqueles que colocam todo o seu esforço e fé nos projetos. Quando ninguém acredita nas tuas propostas, deves ser o último a deixar de acreditar


OUTRAS NOTÍCIAS
O apelo da sofisticação e do desenvolvimento

O apelo da sofisticação e do desenvolvimento


Fazer parte da recuperação de um país que teve anos muito difíceis e que luta arduamente pelo crescimento, competitividade e sofisticação são des&iacut...

Desafio Ousar estimula empreendedorismo nacional

Desafio Ousar estimula empreendedorismo nacional


O apoio ao empreendedorismo e à inovação é o objetivo principal do Desafio Ousar que está de volta este ano e vai apoiar a criação de novos negócios. As melhores ideias serão apoiadas com prémios pecu...

Redicom: uma história de sucesso nas TIC

Redicom: uma história de sucesso nas TIC


Este foi o ponto de partida para Ricardo Moreira e Serafim Costa quando deixaram para trás os empregos que tinham e associaram o ‘know-how' do Ricardo em administração e contabili...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS