Notícias

Tabaco no Trabalho

27.06.2003


  PARTILHAR






Ruben Eiras

SE O LEITOR não é fumador, quantas vezes já pediu ao colega de trabalho que está ao seu lado para não fumar junto de si?

E, pelo contrário, se é fumador, até que ponto podem limitar o direito de usufruir de um cigarro durante uma pausa da actividade laboral?

A partir de agora, estas dúvidas poderão ser esclarecidas no sítio www.smokeatwork.org, uma iniciativa que faz parte de um projecto pan-europeu de protecção dos trabalhadores contra o tabagismo passivo.

Apoiado pela Comissão Europeia, o projecto é coordenado pelo TUC (Trades Union Congress - Congresso Sindical), no Reino Unido, e conduzido por responsáveis sindicais de sete países europeus, a saber, a Bélgica, Dinamarca, Irlanda, Portugal, Suécia, Roménia e Reino Unido.

O projecto dirige-se em especial às pessoas que trabalham na indústria do lazer: bares, discotecas e restaurantes. De acordo com a explicação contida naquele sítio da Web, o risco dos efeitos do tabagismo passivo é maior para estes trabalhadores, uma vez que a possibilidade de controlar a sua exposição é menor.

Saúde em risco

Muitos relatórios científicos declaram o tabagismo passivo como sendo uma causa de doenças cardíacas e do cancro do pulmão nos adultos expostos. Por exemplo, de acordo com a Health and Safety Authority (HSA - Autoridade de Saúde e Segurança) na Irlanda, "existem provas convincentes de que trabalhar com colegas fumadores aumenta em 20% a 30% o risco de cancro do pulmão nos não-fumadores".

Neste plano, o principal objectivo do smokeatwork.org é recolher, desenvolver e disseminar informações pela Europa, a fim de ajudar os trabalhadores e os responsáveis sindicais a negociar as políticas de tabagismo no local de trabalho.

Assim, no sítio é possível encontrar um conjunto de materiais de formação destinado aos representantes dos trabalhadores que incluem informações gerais sobre os efeitos do tabagismo passivo, a posição jurídica do tabagismo no trabalho em cada país europeu, orientação para a negociações de políticas de tabagismo e exemplos de boas práticas.

Durante o presente ano, o smokeatwork.org será desenvolvido, com a produção de conteúdos, materiais de formação e estudos sobre a razão pela qual o tabagismo passivo constitui um problema de saúde e segurança, o tabagismo no trabalho nos países europeus, exemplos de políticas de tabagismo, a forma como negociar uma política de tabagismo. Este projecto decorrerá até Setembro de 2003.







DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Advogado

Anónimo

Advogado

Anónimo

asesor económico/comercial

Embajada en Lisboa