Notícias

Siemens fomenta ligação à universidade

16.12.2005


  PARTILHAR



Maribela Freitas
A SIEMENS Information and Communications Portugal acaba de assinar um protocolo de cooperação com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com vista ao estabelecimento de uma parceria em actividades de investigação.

Este acordo vem intensificar a estratégia de colaboração entre o meio universitário e a indústria, que a Siemens IC Portugal tem vindo a desenvolver nos últimos tempos.

O protocolo tem como objectivo a cooperação em trabalhos de formação avançada (pós-doutoramento, doutoramentos e outros) e em projectos de Investigação e Desenvolvimento (I&D). No âmbito da formação avançada as entidades comprometem-se a propor temas para as teses, que terão uma orientação conjunta. Os trabalhos de investigação serão desenvolvidos nas instalações da Siemens IC Portugal. A Faculdade de Ciências compromete-se a colaborar com esta empresa em projectos de investigação e desenvolvimento em áreas técnico-científicas.

A parceria vai durar três anos e não se prevê um número limite para os projectos a apresentar. Para João Picoito, CEO da Siemens IC Portugal «com esta parceria vimos alargar a nossa rede de cooperação com mais uma instituição de investigação de reconhecido mérito, com a qual desenvolveremos projectos que potenciem sinergias em diferentes áreas de especialização».

Além desta união recém-estabelecida, A Siemens IC Portugal tem como principais parceiros nacionais o Instituto de Telecomunicações, as Universidades de Aveiro, Coimbra, Minho e Beira Interior, o INESC, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o Instituto Superior Técnico. Com esta última instituição assinou no passado mês de Setembro um protocolo similar ao estabelecido com a Faculdade de Ciências de Lisboa.

«Para nós a Investigação & Desenvolvimento tem um papel estratégico na consolidação de ‘know-how' tecnológico em Portugal, sendo também um factor-chave da competitividade a longo prazo», finaliza João Picoito.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS