Notícias

Racismo e etnicidade em pós-graduação

02.04.2004


  PARTILHAR




Cátia Mateus

O INSTITUTO de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa vai lançar este mês o primeiro curso de pós-graduação em "Migrações, Etnicidade e Racismo".

A iniciativa é pioneira no país e tem o objectivo de dar uma imagem científica ao fenómeno da imigração e consequente fluxo de ideias, culturas e diferentes etnias em Portugal.

Com início marcado para 15 de Abril, a nova pós-graduação está direccionada para um público-alvo composto por profissionais cuja actividade se desenvolva com a população emigrante.

Todavia, o curso poderá ser também útil aos profissionais que, em ligação com empresas, organismos públicos e privados, ordens ou associações, tenham de dar uma resposta qualificada às necessidades sentidas pelas comunidades com as quais interagem.

Para Marzia Grassi, uma das coordenadoras da pós-graduação, "o curso pretende desvendar o significado de conceitos como racismo, etnicismo, multiculturalismo ou transaccionismo". O grande objectivo é "actualizar os conhecimentos dos alunos e dotar os conceitos em análise de uma imagem científica".

Em sete módulos, a pós-graduação focará temas como "Identidade étnica e categorias de diferenciação sócio-cultural" ou "Migrações, economia informal e etnicidade na Lisboa contemporânea".

O curso tem como meta "fornecer aos participantes as ferramentas essenciais para a compreensão da sociedade portuguesa contemporânea e os fundamentos éticos e científicos para a sua reflexão intracultural", sustenta aquela responsável.

Os candidatos deverão ser licenciados, ainda que os não-licenciados possam assistir às aulas em regime de frequência não-curricular.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS