Notícias

Protocolo aumenta formação

12.09.2008


  PARTILHAR



Maribela Freitas

A Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e a Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias — pertencente à União das Misericórdias Portuguesas —, estabeleceram recentemente um protocolo de cooperação na área da saúde. O objectivo é proporcionar mais formação e intensificar a investigação neste domínio.

O protocolo assinado vai ter a duração de seis anos e visa a cooperação pedagógica e científica entre as duas entidades de forma a viabilizar cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento e outras pós-graduações organizadas em conferências, seminários ou actividades de formação contínua. Pretende ainda incentivar actividades de investigação e outros projectos que sejam do interesse de ambas as instituições. A ideia é desenvolver um projecto global de intervenção na área da formação em saúde, com base em estratégias de investigação aplicada e tendo como referência prioritária o universo das santas casas da misericórdia, sem prejuízo da intervenção na gestão de unidades de saúde.

“Toda a comunidade de aprendizagem das duas instituições terá um fortíssimo enriquecimento das áreas de formação, bem ao estilo preconizado pelo processo de Bolonha, através da troca de experiências e a possibilidade de construção de itinerários pedagógicos diferenciados”, refere Reginaldo Rodrigues de Almeida, director da administração escolar da UAL, acerca desta parceria. Na sua opinião, é ainda uma possibilidade “de encarar, tal como deve ser feito, o processo de ensino e aprendizagem de um forma holística”.

Para Reginaldo Rodrigues de Almeida, a experiência de ensino da União das Misericórdias, aplicada à capacidade de inovação da UAL permite-lhe afirmar que o ensino e a investigação vão sair reforçados desta união. “Parcerias feitas de forma esclarecida podem constituir uma verdadeira ‘farmácia de ideias' que promova a excelência numa área tão nuclear como é a da saúde”, remata o administrador da UAL.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS