Notícias

Profissões em concurso

29.10.2004


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

O INSTITUTO do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai lançar entre os dias 9 e 14 de Novembro o primeiro Campeonato Nacional de Profissões, que decorrerá no Centro Profissional de Aveiro. Esta iniciativa partiu do conceito que tem vindo a ser desenvolvido pelo IEFP há algum tempo, que são os Concursos de Formação Profissional. Agora, com um campeonato dedicado exclusivamente às profissões, o IEFP pretende sensibilizar a sociedade para a importância da qualificação profissional, conferindo-lhe um cariz competitivo.

Este campeonato irá apurar os melhores jovens profissionais portugueses que irão representar Portugal no campeonato internacional que vai decorrer em Helsínquia, Finlândia, em Junho de 2005. Para o IEFP esta poderá ser a melhor forma de despertar nos jovens o sentimento de quererem ser os melhores e trabalharem nesse sentido. O IEFP pretende que este campeonato contribua para ultrapassar alguns estigmas que estão associados a algumas profissões. É para mudar essa visão que o campeonato se dirige essencialmente aos jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos.

Serão 30 as profissões presentes na competição e contarão com o máximo de 220 jovens profissionais vindos de todas as regiões do país. Da alvenaria de tijolo à vista, à arte floral, à cantaria, à contabilidade e gestão, à cozinha, ao desenho gráfico, ao desenho industrial, à electromecânica de frio e industrial, à gestão de redes informáticas, até à joalharia, são muitas as profissões representadas neste campeonato. Além das 30 actividades, haverá ainda outras profissões em demonstração, tais como a cinzelagem, o esteticismo, a manicura e pedicura, bem como a relojoaria.

No espaço exterior do centro de formação de Aveiro decorrerão diversas actividades integradas num espaço que se designará como Alameda das Profissões, onde existirá uma «sponsors village», espaços de exposição para os patrocinadores e um espaço de orientação profissional. Durante a competição irá assistir-se igualmente a exposições de fotografia, uma mostra de cinema, espectáculos de multimédia e diversos «workshops».

 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS