Notícias

Primavera BSS procura novos talentos

Primavera BSS procura novos talentos

Luísa Fernandes acaba de chegar à direção de Recursos Humanos da tecnológica PRIMAVERA BSS. Com um percurso de carreira totalmente consolidado no universo Sonaecom a jovem líder diz-se orientada e inspirada por um mercado global.

23.08.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Uma visão quer passar à equipa da PRIMAVERA que já soma 210 colaboradores e se prepara para integrar novos quadros até ao final do ano. 

“Qualquer jovem tem de perceber claramente onde pode aportar valor às organizações e estar consciente de que o espectro de atuação de hoje é o mundo e não apenas Portugal”
. É com esta convicção que a diretora de Recursos Humanos da PRIMAVERA BSS, Luísa Fernandes tem gerido a sua carreira e é também esta a visão que procura transmitir às equipas que tem liderado. Acabada de integrar o universo da tecnológica, vinda do grupo Sonaecom, a nova diretora assume como principal desafio “preparar e apoiar a PRIMAVERA no desenvolvimento de todo o seu capital humano, tendo como meta continuar a inovar”. Um processo de deteção, formação e captação de talento que está já em marcha, com a contratação de 40 novos colaboradores até ao final deste ano.

Em Portugal a PRIMAVERA BSS integra 210 colaboradores, a que se soma um conjunto de 20 quadros worldwide que representam a empresa em geografias distintas de Espanha a Moçambique, sem esquecer Angola e Cabo Verde. Na sua maioria, são jovens engenheiros especializados em informática e sistemas de informação. A grande tarefa de Luísa Fernandes é agora “conhecer e sentir esta equipa” de modo a “assegurar e promover talento em perfil e quantidade para que possamos cumprir aquilo que é a nossa agenda estratégica e continuar a crescer”, explica.

A empresa tem experienciado ao longo dos últimos anos um forte crescimento da sua atividade internacional e para dar resposta a esta expansão contínua, tem marcha um plano de recrutamento que conduzirá à empresa 40 novos profissionais. São maioritariamente reforços para as equipas de consultoria e desenvolvimento de software nas várias geografias onde a PRIMAVERA BSS atua, tanto mais que a empresa tem vindo a apostar num recrutamento muito dinâmico nas áreas técnicas.  Por norma as oportunidades são permanentemente divulgadas na página da empresa na internet, mas a tecnológica tira também partido da estreita colaboração que tem vindo a cimentar com algumas instituições de ensino superior. “Procuramos ter uma relação estreita com algumas instituições de ensino de referência, nomeadamente a Universidade do Minho e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, das quais recebemos vários alunos e recém-licenciados”, explica Luísa Fernandes.

No momento de recrutar a diretora de recursos humanos dá prioridade não só às competências técnicas dos candidatos, mas também a outros factores-chave. Capacidade de aprendizagem (essencial numa área como as TI onde a evolução tecnológica é constante), capacidade de adaptação a novos contextos, geografias e clientes, vontade de trabalhar em ambientes multiculturais, sentido de responsabilidade, proatividade e atitude positiva figuram na lista de competências mais valorizadas por Luísa Fernandes que dá como receita de sucesso aos jovens profissionais um constante investimento numa área de especialização de que gostem e onde possam ser bons.

“Só assim é possível fazer a diferença e vingar no mercado”, reforça a diretora de recursos humanos. A meta é “deixar marca e ser marcado pelos vários contextos profissionais por onde vamos passando”
. Foi a esta a aposta da diretora e é graças a esta visão que tem trilhado um percurso de profissional global que tanto ambiciona. Desde que iniciou o seu percurso na Sonae aos 23 anos, Luísa Fernandes já somou “muitas milhas” e acumulou inúmeras experiências de trabalho no mundo. Gosta de estar sempre em trânsito e em contacto permanente com as suas pessoas e equipas mundo fora. Uma postura que vai manter na PRIMAVERSA BSS.  “Sempre me imaginei a trabalhar num contexto de banda larga”, confessa.

Luísa Fernandes
33 anos
Diretora de Recursos Humanos da PRIMAVERA BSS

Formação:
É licenciada em Psicologia, ramo Organizacional, pela Universidade do Minho e possui uma formação avançada em Gestão, pela Escola de Gestão do Porto (atual Porto Business School).

Percurso:
Iniciou a carreira na Sonaecom, aos 23 anos, como estagiária na área de Desenvolvimento. Assumiu posteriormente a responsabilidade pela equipa de Gestão de Carreira e Politicas Retributivas na empresa. Ainda ao serviço da Sonaecom acabaria por se mudar para Lisboa para assumir a função de HR Manager para todas as empresas de Sistemas de Informação. Um desafio que lhe permitiu “trabalhar e estar em contacto diário com cinco continentes e várias culturas”. Regressou recentemente ao Norte, onde estão as suas origens, movida pela vontade de estar mais perto da família, mas também pela ambição de trabalhar a uma escala global com a PRIMAVERSA BSS.

Desafio atual:
“Preparar e apoiar a PRIMAVERS BSS no desenvolvimento de todo o seu capital humano, tendo como principal objetivo continuar a inovar bem como a promover uma presença ainda mais forte nos vários mercados onde já operamos e, eventualmente, enveredar por outros”, refere.

Princípio de gestão:
Abertura total para estar e falar com as pessoas. É defensora de que um gestor deve dedicar aos seus colaboradores “tempo, mas tempo de qualidade”.

Família:
É solteira e não tem filhos.

Hóbis:
Viajar, estar com as pessoas de quem gosta e realizar miniprojetos de decoração  para amigos, uma faceta que diz estar “algo escondida”.



OUTRAS NOTÍCIAS
União Europeia recruta não-licenciados

União Europeia recruta não-licenciados


A União Europeia tem a decorrer até ao final do mês um processo de seleção e recrutamento que prevê integrar em vários organismos europeus profissionais ...

Recrutadores mais exigentes, candidatos mais ágeis

Recrutadores mais exigentes, candidatos mais ágeis


É uma das áreas menos afetadas pela crise, mas nem por isso os profissionais do sector das Tecnologias de Informação (TI) têm um “livre trânsito” no...

Uma nova forma de contratar

Uma nova forma de contratar


Em 2005, o fundador e então CEO da Apple, Steve Jobs, dirigia-se aos estudantes da Universidade de Stanford referindo que “a única maneira de ter sucesso profissional é amar...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS