Notícias

Portugueses qualificados insatisfeitos

07.05.2004


  PARTILHAR




Ruben Eiras

MAIS de 44% dos portugueses qualificados estão insatisfeitos com o presente empregador ou com a gestão da empresa, sendo esta a principal causa para a mudança de emprego.

Esta é uma das principais conclusões do estudo sobre as tendências salariais do mercado nacional realizado pela Hays Personnel, entre Janeiro e Dezembro de 2003. Para o efeito, foram entrevistados cerca de 3000 candidatos nas áreas de engenharia, das tecnologias de informação, do sector automóvel, de finanças e de vendas e marketing.

No rol de factores que motivam a mudança de emprego, os inquiridos classificaram em segundo lugar (25,9%) a insatisfação com a sua posição actual no seio da empresa. Apenas 13,6% dos candidatos declararam que a motivação principal para a procura de um novo posto de trabalho era o salário.

Os autores do estudo destacam este facto como sendo "surpreendente", especialmente num país "onde os salários se situam abaixo da média europeia".

Todavia, os investigadores salientam que ao nível das respostas dos candidatos a postos com salários mais baixos, a motivação salarial é referida com mais frequência do que pelos candidatos a empregos com os salários mais altos. Um sinal de que a remuneração não é o suficiente para reter talentos qualificados.

Outra tendência detectada pelo estudo da Hays Personnel é o crescimento do peso da remuneração variável no valor salarial total. Com efeito, a percentagem de ofertas de emprego que incluem um elemento variável no salário cresceram mais de 14% entre 2000 e 2003, situando-se actualmente nos 43,6%.

Os elementos variáveis mais utilizados nos salários são os prémios de produtividade, comissões de vendas, prémios de repartição de lucros e prémios de desempenho.

O estudo refere que existe um interesse acrescido por parte dos candidatos na forma como estes elementos variáveis podem influenciar o pacote salarial oferecido, e pedem mais informação às empresas sobre a forma como cada esquema está estruturado.

Neste âmbito, os elementos variáveis no pacote salarial que menos confiança merecem por parte dos candidatos são os esquemas de prémios baseados no desempenho.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS