Praticar a gestão e estimular nos jovens o gosto pela prática empresarial, distinguindo o seu mérito para a função, é o objetivo do Young Business Talents Portugal (YBT 2014) que está de regresso às escolas portuguesas. Depois do sucesso das edições anteriores, a competição organizada pela PRAXIS MMT e pela NIVEA, está a receber candidaturas até 31 de outubro. A competição tem data de incío marcada para 10 de novembro e os jovens selecionados disputarão uma final nacional em maio, onde serão escolhidos os representantes de Portugal na final europeia do YBT.
Focado em estimular o gosto e a prática da gestão nos jovens com idades entre os 15 e os 21 anos, o YBT 2014 assume-se como uma competição europeia de gestão dirigida em exclusivo ao ensino secundário, sustentada num “simulador empresarial que desafia os estudantes do ensino secundário a tomar decisões empresariais, gerir planos de negócio e garantir a sustentabilidade da sua empresa”, explica a organização.
O concurso tem em Portugal, pela segunda vez, o apoio institucional da Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude e da Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário. A edição anterior envolveu mais de 1500 estudantes, 150 professores de 120 escolas e 22 cidades portuguesas tendo, pela primeira vez, a final europeia sido ganha por uma equipa de jovens portugueses. Para a edição que agora se prepara a meta da organização nacional é a mesma: vencer. As inscrições estão a decorrer desde 1 de setembro e prolongam-se até 31 de outubro. O início da competição acontece a 10 de novembro, uma primeira fase numa perspetiva regional. Posteriormente, a 16 de maio, será disputada a final nacional pelos jovens que se tenham destacado nas etapas regionais. Em jogo na competição estão sete mil euros em prémios e a possibilidade de representar Portugal na final da competição internacional.
“O Young Business Talents, enquanto simulador empresarial, vai permitir a todos os participantes praticar gestão ao tomarem todo o tipo de decisões dentro de uma empresa”, reforça a organização ao mesmo tempo que destaca que além da experiência prática, o objetivo deste concurso, é fomentar o espírito empresarial, lançar desafios e explorar vocações empreendedoras dos jovens europeus. Uma das grandes missões da iniciativa é, de resto, “proporcionar aos participantes um laboratório experimental que lhes dê uma orientação profissional ao explorarem o trabalho em equipa, a ética, a responsabilidade, o esforço e a concorrência saudável”, esclarece a organização nacional do YBT 2014. Em simultâneo, o projeto fornece também aos estabelecimentos de ensino e professores uma ferramenta de formação capaz de dinamizar a vertente prática do ensino.