Notícias

Portugal dá cartas na iniciativa empresarial

Portugal dá cartas na iniciativa empresarial

São já conhecidos os projetos que representarão Portugal na final europeia da edição 2011 dos Prémios Europeus do Iniciativa Empresarial que decorre em maio, em Budapeste.
17.02.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Os candidatos aos Prémios Europeus da Iniciativa Empresarial já são conhecidos. O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) divulgou esta semana os resultados nacionais da edição 2010/2011 do prémio. Entre 39 projetos concorrentes, destacaram-se dez. O projeto “Horta à Porta – Hortas Biológicas da Região do Porto”, promovido pelo LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de resíduos do Grande Porto, e o projeto “Uma estratégia Nacional para Biotecnologia”, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Cantanhede e da APBIO – Associação portuguesa de Bioindústrias, representarão o país na grande final que se realiza em maio, em Budapeste.

São cinco as categorias a concurso nesta edição do programa que fomenta a iniciativa empresarial na Europa: Promoção do Espírito Empresarial; Investimento em Qualificações; Desenvolvimento do Ambiente Empresarial; Apoio à Internacionalização do Negócio e Prémio Iniciativa Empresarial Responsável e Inclusiva. No apuramento do concurso a nível nacional dez projetos mereceram a distinção do júri. A estratégia nacional para a biotecnologia, o projeto de hortas biológicas da região do Porto, o programa de desenvolvimento de um ecossistema empreendedor em Cascais com o projeto Escolas Empreendedoras, a regeneração urbana do centro do Barreiro e a estratégia de internacionalização da Science4You e dos seus brinquedos científicos, são algumas das iniciativas empreendedoras alvo de destaque na edição 2011 dos Prémios Europeus da Iniciativa Empresarial.

Mas além dos vencedores em cada uma das cinco categorias a concurso, o júri do IAPMEI distinguiu ainda com uma menção honrosa, outros projetos de entre os 39 a concurso. A Revigrés foi distinguida, em parceria com a Universidade de Aveiro, com o prémio Best Practices in Research and Innovation . Igualmente galardoados foram a Câmara Municipal de Torres Vedras, com um trabalho desenvolvido no apoio às empresas, o Grupo de Rastreio e Intervenção da Surdez Infantil, o município de Santo Tirso, com o projeto “Qualificar para Empregar”, entre outros.

Os European Entreprise Awards foram criados em 2006 pela Comissão Europeia com a missão de incentivar a iniciativa empresarial na Europa e divulgar as boas práticas geradas no velho continente, nesta matéria acentuando o seu importante papel na criação de emprego e sustentabilidade económica. Nesse mesmo ano Portugal sagrou-se vencedor da final Europeia com o projeto “Empresa na Hora”, distinguido pelo seu importante papel na redução da carga burocrática associada à criação de novos negócios.

Segundo o IAPMEI, na edição deste ano Portugal voltou a destacar-se pela elevada adesão de projetos sendo pela terceira vez o país que mais candidaturas recebeu. Para o IAMPEI, todas as políticas e instrumentos que promovam um ambiente empresarial favorável são fundamentais para o desenvolvimento económico e criação de emprego.



OUTRAS NOTÍCIAS
Emprego garantido na hotelaria

Emprego garantido na hotelaria


É considerado um dos sectores mais dinâmicos na criação de emprego a nível mundial, mesmo em contexto de crise. Segundo o Worldwide Travel and Tourism Council, at&eac...

500 novos empregos na Covilhã

500 novos empregos na Covilhã


Na Covilhã vai nascer um dos maiores centros de dados e computação da Europa. A iniciativa é da Portugal Telecom (PT) que se propõe construir no local um data center...

Mulheres ganham terreno nos negócios

Mulheres ganham terreno nos negócios


O talento não tem género e o universo empresarial é disso um exemplo. O empreendedorismo feminino tem vindo a ganhar cada vez mais terreno no tecido económico nacional, est...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS