Notícias

Portucel procura 22 jovens profissionais para estágio

Portucel procura 22 jovens profissionais para estágio

O grupo Portucel Soporcel tem em marcha um programa de seleção de estagiários. A empresa vai acolher durante este ano 22 jovens profissionais a quem assegurará formação em contexto de trabalho, numa lógica de aposta clara da empresa na qualificação de futuros quadros técnicos.
24.02.2012 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O Grupo Portucel Soporcel é uma das mais fortes presenças de Portugal no mundo. A nível nacional, a nova fábrica de papel teve um impacto significativo na economia, posicionando o grupo como líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos, e sexto a nível mundial. Portugal passou assim a figurar na posição cimeira no ranking europeu de países produtores deste tipo de papéis. O grupo que é um dos três maiores exportadores nacionais, com vendas para 115 países nos cinco continentes, vai abrir 22 oportunidades de estágio para jovens profissionais, seguindo uma lógica que há muito vem promovendo de dinamização da formação de quadros técnicos em contexto de trabalho.

Se tem idade inferior a 30 anos, é licenciado ou detentor de uma formação técnico-profissional, então esta oportunidade pode ser para si e quem sabe se o que começa com um estágio, não poderá acabar numa oportunidade real de trabalho (ver caixa). Os estágios estão a ser divulgados no website da empresa e em diversos estabelecimentos de ensino. A formação decorrerá nas várias áreas de atividade da empresa, abrangendo o RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e Papel e também diversas localizações florestais, bem como os três complexos industriais do grupo situados em Cácia, Figueira da Foz e Setúbal.

Para João Ventura, diretor de Pessoal e Organização do Grupo, “esta iniciativa tem reflexos diretos no enriquecimento da oferta de trabalho nas áreas de negócio em que o grupo está presente, como a Floresta, Pasta, Papel e Energia”. O responsável enfatiza que “a atribuição destes estágios tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualificação e empregabilidade dos jovens num contexto mais vasto e integrado das políticas de modernização da economia, promoção do emprego e desenvolvimento social”.

Os 22 jovens selecionados para estes estágios irão receber uma formação prática em contexto de trabalho, facultada através do acompanhamento permanente de um formador que ficará responsável pela orientação e avaliação final do formando. “A cada um dos estagiários será assegurada alimentação e transporte, além de um subsídio de estágio, cujo valor varia em função dos níveis do Quadro Nacional de Qualificações”, explica João Ventura.

Segundo o responsável pelo pessoal do grupo Portucel Soporcel, além destas 22 oportunidades de iniciação de carreira, a empresa tem também prevista a atribuição de estágios ao abrigo do Inov Contacto, o programa de estágios internacionais do Ministério da Economia e do Emprego, que visa apoiar a formação de jovens com qualificação superior em contexto internacional, bem como permitir a transmissão de informação entre os participantes do programa através de uma rede informal de conhecimento e de uma crescente rede de contactos internacionais. De resto, como refere João Ventura, “o grupo já recebeu ao abrigo deste programa 19 estagiários portugueses, nas suas subsidiárias comerciais da Alemanha, Holanda, Espanha, França e Reino Unido”.

O grupo Portucel Soporcel representa atualmente 3% das exportações nacionais e tem uma capacidade instalada de 1,6 milhões de toneladas de papel, 1,4 milhões de toneladas de pasta e 2,5TWh/ano de energia elétrica, atingindo um volume de negócios anual de cerca de 1500 milhões de euros. Segundo João Ventura, “o grupo tem seguido, com sucesso, uma estratégia de inovação e desenvolvimento de marcas próprias, que hoje representam 64% das vendas de produtos transformados, merecendo particular destaque a marca Navigator, líder mundial no segmento premium de papéis de escritório”. Um universo que os 22 jovens profissionais selecionados para este estágio, poderão conhecer de perto.

Passaporte para o contrato
Um estágio e uma primeira oportunidade de emprego que nem todos conseguem garantir. Conheça algumas das dicas de ouro que a Universidade de Chicago dá aos seus alunos, para que estes levem a bom porto a sua missão de entrar estagiários e progredir como funcionários da empresa.
1. Foque-se no trabalho: Nunca perca a noção de que está a ser avaliado pelo seu desempenho e capacidade de concretizar as tarefas de que foi incumbido.
2. Tire o máximo partido da oportunidade: Absorva tudo o que puder de aprendizagem e conhecimento que esta experiência lhe permitir.
3. Não desrespeite horários: Mesmo que o seu contrato de estágio fixe um horário, não se mostre contrariado se o chefe lhe pedir para ficar mais algum tempo a trabalhar. Encare isso como um tempo extra para aprender.
4. Trabalhe em equipa: Seja qual for a sua função, deve estar disponível para ajudar os outros. O espírito de equipa vai fortalecer-se em seu redor.
5. Apresente-se apropriadamente: Roupa clássica, cuidada e pouco extravagante é a regra para trabalhar.
6. Seja educado e converse com colegas de outros departamentos: Não se isole e procure saber o que se passa em seu redor e como funciona a empresa para lá do seu departamento.
7. Foque-se em ser “O” estagiário: Não se acomode e faça por ser notado pela positiva. Destaque-se pelas ideias, pela proatividade, empreendedorismo e vontade de colaborar e aprender.



OUTRAS NOTÍCIAS
Decisões & Soluções recruta mil

Decisões & Soluções recruta mil


A consultora Decisões & Soluções tem em marcha o seu processo de expansão a nível nacional e para alcançar os seus objetivos precisa de reforçar os seus quadros com mil novos colaboradores. O recru...

Moçambique já acolhe mais de 25 mil portugueses

Moçambique já acolhe mais de 25 mil portugueses


Moçambique figura entre as três economias africanas de maior pujança para os próximos cinco anos. A economia nacional está em crescimento contínuo há 15...

“Já não se quer só talento, mas sim o melhor talento”

“Já não se quer só talento, mas sim o melhor talento”


Magellan MBA Followers arrancou em novembro de 2010, com o objetivo de dar às empresas a possibilidade de detectarem e testarem os alunos do Magellan MBA, e assim perceberem qual o que melhor s...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS