Notícias

Aveiro forma para a indústria vidreira

11.11.2005


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

A UNIVERSIDADE de Aveiro estabeleceu um protocolo com o Centro de Formação Profissional para o Sector da Cristalaria (Crisform) da Marinha Grande com o objectivo de implementar cursos de especialização tecnológica para o sector da indústria vidreira, para a inserção de alunos e recém-formados da universidade em estágios profissionais e para uma participação em projectos de arqueologia e museologia industrial da área vidreira.

De acordo com Manuel Assunção, vice-reitor da Universidade de Aveiro, a indústria do vidro tem falta de profissionais especializados e «daí a necessidade de montar um centro de formação tecnológica». Como a universidade tem uma licenciatura em engenharia dos materiais e um bacharelato em tecnologia e «design» do produto, tem o «know-how» para dar formação tecnológica nessas áreas. «Desta forma serão ministrados cursos de nível III via profissionalizante. Assim, os alunos poderão ter formação pós-secundário, tirar uma especialização e com a possibilidade de prosseguir para a licenciatura se no futuro o desejarem», explica o responsável.

Manuel Assunção refere ainda que este protocolo com o Crisform é muito aliciante para os alunos da Universidade de Aveiro, «já que se irá desenvolver um canal para encaminhar os recém-licenciados para a vida activa». Com este projecto, o vice-reitor espera que surja mais iniciativa empresarial, «os alunos têm sempre saída profissional mas mais para a produção tradicional, falta alguma iniciativa empreendedora e criatividade ao sector da cristalaria», salienta o responsável.

O Cisform inaugurado recentemente está instalado na zona industrial da Marinha Grande e representou um investimento de três milhões de euros, comparticipados integralmente pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, no âmbito do FEDER.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS