Notícias

Pequenos empresários desconhecem programas de apoio

Pequenos empresários desconhecem programas de apoio

Cerca de 76% de um universo de 1300 microempresários e empreendedores portugueses, dizem desconhecer a existência de programas de formação destinados a preparar e impulsionar o arranque de novos negócios, sobretudo a uma escala micro. A conclusão é avançada no primeiro Estudo Nacional de Competitividade Regional, realizado pela startup Zaask, de Luís Pedro Martins e Kiruba Eswaran, com o objetivo de realizar uma radiografia real e atualizada que permita apoiar pequenos empreendedores.

25.03.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A maioria dos empreendedores nacionais e microempresários (76%) não têm conhecimento da existência de programas de formação, promovidos pelos governos regionais/ locais, destinados a impulsionar novos negócios ou qualificar os pequenos empresários em áreas estratégicas ao negócio e à gestão empresarial quotidiana. A startup portuguesa Zaask, realizou uma “radiografia” ao panorama do empreendedorismo português, com o primeiro Estudo Nacional de Competitividade Regional Zaask, que concluiu ainda que, mesmo entre os pequenos empresários que admitem conhecer programas de apoio à iniciativa empresarial, de âmbito local ou regional, 57% consideram que estes são insuficientes.

Com a realização deste estudo de competitividade regional para micro e pequenas empresas, Luís Pedro Martins e Kiruba Eswaran, fundadores da Zaask, quiseram analisar a realidade nacional nesta matéria, indo de encontro à sua missão de ajudar os pequenos empreendedores e empresas a aumentar o seu volume de negócios. “A Zaask propôs-se saber qual o sentimento dos pequenos empreendedores sobre a competitividade dos respetivos distritos, para entender onde existem as boas práticas que podem ser aplicadas a outros distritos e onde residem as falhas que pode receber um maior foco por parte das autarquias e organismos públicos para uma eficaz resolução das mesmas”, explicam.

O estudo, que inquiriu mais de 1300 microempresas e empreendedores, permitiu concluir que embora 53% dos líderes considerem que a suas empresas estão numa situação financeira razoável, mais de metade dos empreendedores portugueses analisam a situação económica distrital e nacional de forma negativa. As empresas da Região Autónoma da Madeira, Santarém e Bragança, são aquelas que avaliam a sua situação financeira de forma mais negativa. Contudo, há otimismo em relação à situação futura: “cerca de metade dos empresários considera que a situação poderá melhorar (um pouco ou muito) ao longo do ano”, conclui o estudo. Esta visão mais positiva é, sobretudo, característica das empresas mais recentes, com os empresários de Viana do Castelo e Guarda a liderarem o ranking dos distritos mais otimistas face às perspetivas futuras, enquanto os empreendedores de Portalegre se mostram mais negativos em relação à evolução da economia e dos negócios.

Um dos aspetos analisados no estudo foi a facilidade de contratação sentida pelos empresários das várias regiões. Cerca de 32% dos empreendedores inquiridos consideram difícil contratar no seu distrito, enquanto 28% não identificam problemas de maior nesta matéria. Viana do Castelo, Portalegre, Braga e Leiria são, segundo os líderes das microempresas, os distritos onde existe maior facilidade em recrutar. Também divididas estão as opiniões dos empresários em relação às dificuldades inerentes à criação de novo projeto empresarial. 35% vê com muita ou alguma dificuldade o lançamento de um negócio no seu distrito, enquanto 31% consideram haver facilidade na criação de novos negócios na sua região.



OUTRAS NOTÍCIAS
Porto Business School reforça formação executiva

Porto Business School reforça formação executiva


Gestão do Risco Empresarial, Resiliência para Resultados, Design Thinking, Finanças para Gestores, Key Performance Indicators, Global Operations Management, Estratégias de M...

10 regras do bom estagiário

10 regras do bom estagiário


É sabido que o primeiro contacto com o mercado de trabalho não é fácil, sobretudo se estivermos a falar de contextos de grandes empresas ou multinacionais que recebem um el...

10 coisas mais relevantes do que um aumento

10 coisas mais relevantes do que um aumento


A tendência é sobretudo sentida entre as gerações mais jovens, os designados millennials, mas de um modo geral, o salário já não é encarado como ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS