Não é preciso ser altamente especializado em tecnologia ou mobile marketing para ter lugar nesta empresa que quer recrutar mais de 30 novos elementos em Portugal, durante este ano. A filosofia da OLAmobile, a empresa especialista em mobile marketing com sede no Luxemburgo mas que tem em Portugal o seu maior escritório, é de que “tudo se aprende” e o seu diretor executivo (CEO), Antoine Moreau, valoriza a diversidade de perfis na sua equipa. A empresa que lidera emprega a nível global 66 profissionais de 12 nacionalidades, 43 estão em Lisboa. Até ao final do ano, Antoine Moreau, quer ter pelo menos 73 pessoas a trabalhar a partir de Portugal.
"O facto de termos em Portugal o nosso maior escritório é uma decisão estratégica da OLAmobile e uma aposta ganha”, explicou ao Expresso Antoine Moreau. O CEO da empresa argumenta que a decisão de abrir um escritório em Lisboa, pouco tempo depois de criar com a esposa a empresa, em 2011, “foi impulsionada pelo facto de em Portugal existir um ecossistema cada vez mais dinâmico, no que toca ao marketing e publicidade online”. Para além disso, realça, “Portugal tem várias universidades prestigiadas que geram capital humano com excelentes qualificações, com uma postura dinâmica que procura novas oportunidades de crescimento e aprendizagem, e profissionais de outros sectores de atividade com um interesse crescente em entrar no mercado digital. Além de mais, Lisboa é uma cidade cosmopolita e é fácil encontrar colaborados que dominem línguas estrangeiras, o que é crucial para o nosso negócio visto que temos clientes em todos os continentes”. Perfis que estão na mira de Antoine Moreau: “estas pessoas podem trazer-nos novos inputs e abordagens que nos permitam ver de uma outra forma o nosso negócio, gerando valor acrescentado”.
A OLAmobile opera na área de mobile marketing e especializou-se em Aquisição de Clientes e Performance Marketing, nos modelos de negócio de custo por aquisição (CPA) e custo por instalação (CPI), focados na promoção de produtos para dispositivos móveis, com aplicações e serviços de conteúdos de entretenimento para telemóvel. Atualmente, a organização conta com uma rede global de clientes que reúne 600 anunciantes e 27 mil publishers. “O nosso objetivo é apoiar os anunciantes e distribuidores de conteúdos mobile a divulgar os seus produtos e ajudar os publishers (como web sites e app developers) a rentabilizar financeiramente o tráfego gerado nos seus sites e apps mobile”, explica.
Em Lisboa está concentrada a maior parcela de uma equipa multidisciplinar e multicultural: 43 elementos que asseguram os serviços financeiros, vendas e business development, marketing e desenvolvimento de produto, gestão de clientes e gestão de recursos humanos. Na Roménia está instalada a equipa de desenvolvimento de software e suporte às plataformas da empresa e no Luxemburgo, sede da OLAmobile, está a equipa técnica que desenvolve, em parceria com a Universidade do Luxemburgo, um projeto de I&D centrado na otimização dos processos de algoritmia e análise de dados.
É a equipa portuguesa que deverá este ano ser alvo de maior crescimento. A empresa alcançou em Portugal, no ano passado, o estatuto de PME excelência e tem como meta recrutar 30 novos elementos para o escritório nacional. Seguindo a lógica do seu posicionamento, a diversidade será a palavra de ordem. A empresa está a recrutar em Portugal novos profissionais para a área de Vendas, marketing, Gestão de Clientes e Business Development. Segundo o CEO, a prioridade é atrair “pessoas com perfis lógicos, bom raciocínio numérico e boas skills analíticas”.
Moreau realça que quer consolidar a construção da sua equipa com profissionais focados e com capacidade de aprendizagem rápida e adaptação a um mercado em rápido crescimento, mas também elevadas capacidades de relacionamento interpessoal com a equipa interna e clientes. “Somos uma empresa formadora, visto que há poucos players no mercado, e o que procuramos é talento. Estamos abertos a profissionais de vários backgrounds que queiram aprender e crescer com a OLAmobile de forma proativa”, realça.