Notícias

O futuro da gestão de talento

O futuro da gestão de talento

O IFE, em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a Abilways vão promover o debate em torno dos principais desafios associados à gestão de talento. A segunda edição do Porto RH Meeting acontece já este mês e volta a atrair à cidade Invicta várias centenas de especialistas de recursos humanos.

09.10.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Os grandes desafios que hoje se colocam no campo da gestão de recursos humanos estão relacionados com a transformação dos modelos de negócio das empresas e a adaptação das suas pessoas à mudança, de modo a permitir às organizações ganhos ao nível da flexibilidade, agilidade e crescimento. Fazer face a estes desafios exige, para Raquel Rebelo, country manager do Grupo IFE, a capacidade para “potenciar a interação entre empresa e colaboradores, desenvolvendo uma cultura positiva, envolvendo e comprometendo os colaboradores com o projeto da empresa”. Um papel que, assegura, compete aos líderes.

A organização que lidera organiza, nos dias 15 e 16 de outubro, a segunda edição do Porto RH Meeting, trazendo a debate estas e outras questões essenciais à gestão de recursos humanos atual. “Incutir o espírito empreendedor nas equipas, favorecer a cooperação e a partilha, estimular a iniciativa, reconhecer o direito ao erro e cultivar a cultura da interdependência são algumas das práticas de liderança que garantem a eficiência das organizações”, são para Raquel Rebelo, questões fundamentais no quotidiano da gestão de recursos humanos e que estarão em debate, a par com outros temas, na segunda edição do Porto RH Meeting que já este mês voltará a reunir, durante dois dias, na cidade Invicta, especialistas em gestão de talentos das mais reputadas organizações nacionais.

O objetivo, explica, é promover a partilha de experiências e boas práticas, levando os profissionais convidados a “partilhar com os assistentes de que forma é que estão a envolver e comprometer os colaboradores nas suas organizações e que forma é que estes estão a responder às exigências de mudança”. O Porto RH Meeting surgiu a partir de um desafio da autarquia local que quis atrair à região norte “um evento anual de partilha de conhecimento, experiências e networking para todos os players do sector dos recursos humanos à semelhança do que acontecia em Lisboa com a ExpoRH”, refere Raquel Rebelo.

O evento surgiu assim com um propósito de descentralização e de aplificação do debate. A edição de estreia do evento, em dezembro de 2014, reuniu cerca de 400 profissionais. Um número que a líder do IFE espera agora ampliar. A meta de Raquel Rebelo é atrair ao evento pelo menos 600 participantes. E são várias ações previstas. “No primeiro dia, iremos organizar os participantes em grupos de trabalho, num formato World café, onde todos terão a possibilidade de debater e trocar ideias acerca dos temas definidos no programa de uma forma dinâmica de interativa” envolvendo os participantes na discussão, explica a diretora. No segundo dia, o IFE contará com a partilha de 16 experiências profissionais de diferentes sectores de atividade que em conjunto irão dar a conhecer de que forma valorizam os colaboradores nas suas organizações e dar novas pistas aos participantes sobre o que podem fazer para garantir o bem-estar dos seus colaboradores nas suas organizações. Confirmadas estão empresas como a Cerealis, Aveleda, Unicer, Grupo Soja de Portugal, Mistolin, BA Vidro, Frulact, Hilti, Proef, Infineon, H.B. Fuller, Douro Azul, Sonae, Hostital de S. João, IPO Porto, Águas do Porto, Câmara Municipal do Porto e Grupo Casais, “que irão partilhar com a assistência as suas melhores práticas”.

Durante todo o evento os profissionais poderão interagir com os expositores, explorando as soluções inovadoras disponíveis no mercado nos vários domínios da gestão de recursos humanos, desde a formação, ao processamento salarial, ao controlo de acessos passando pela certificação da qualidade, pelo recrutamento, pelo trabalho temporário e pelos serviços de relocation. Para tirar o máximo partido do evento, Raquel Rebelo aconselha os participantes a analisar bem o programa, refletir sobre as temáticas abordadas, identificar os oradores e as empresas que irão partilhar as suas experiências e preparar algumas questões que gostariam de ver respondidas para poderem enriquecer o debate e potenciar a partilha. Tanto mais quena segunda edição do porto RH Meeting são esperados profissionais de várias áreas de especialidade e atuação, desde diretores gerais, administradores com o pelouro da gestão de pessoas a diretores de recursos humanos, de múltiplos sectores de atividade.



OUTRAS NOTÍCIAS
Les Roches avança para Chicago

Les Roches avança para Chicago


É uma das escolas de gestão e administração hoteleira de topo a nível mundial e atrai um número crescente de alunos portugueses, que procuram uma formaç...

Portugal a Recrutar: Imobiliário à procura de talento

Portugal a Recrutar: Imobiliário à procura de talento


Em 2014, o grupo Remax Vantagem viu crescer os seus resultados em 69% e contas feitas aos primeiros oito meses deste ano, o crescimento já vai nos 83%. João Apolinário, diretor de...


"O conforto faz toda a diferença na gestão da carreira"


Iniciou a sua carreira numa área de que muitos fogem, os call centres, mas que apontam como determinante para o seu percurso. Que bases lhe deu esta etapa??As pessoas quando procuram emprego ta...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


BUSINESS DEVELOPER - MOBILIÁRIO

Michael Page Portugal

CONSULTOR COMERCIAL - BRAGA

Adecco Recrutamento Especializado