Notícias

Nestlé Portugal contrata 350

Nestlé Portugal contrata 350

A Nestlé Portugal prepara-se para criar 350 novas oportunidades de trabalho para jovens profissionais até aos 30 anos de idade já a partir do próximo ano. Jacques Reber, diretor geral da Nestlé Portugal, anunciou esta semana a adesão de Portugal ao programa global de recrutamento da marca que deverá conduzir à Nestlé mais de 20 mil profissionais europeus sub-30, ao abrigo da iniciativa europeia “Emprego Jovem”.

15.11.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Vinte países europeus onde a Nestlé está presente uniram-se ontem para marcar o arranque do programa de recrutamento que conduzirá à empresa mais de 20 mil jovens profissionais europeus, ao abrigo do programa “Iniciativa Emprego Jovem” e que em Portugal, gerará na Nestlé 350 oportunidades de trabalho para jovens até aos 30 anos. Em entrevista ao Expresso, à margem do lançamento do programa, Jacques Reber, diretor-geral da Nestlé Portugal, reforçou a importância estratégica que os jovens têm na empresa e o forte contributo deste projeto europeu na batalha contra o desemprego jovem. O líder da Nestlé Portugal explica como se processarão os recrutamentos que arrancam já em janeiro e adianta que “as contratações a realizar nos próximos anos não se esgotam nas faixas etárias que anunciamos ao abrigo deste programa”. A Nestlé, reforça, “continuará a recrutar colaboradores de todas as idades e continuará a oferecer oportunidades de emprego a pessoas com vários anos de experiência”.

Das 350 oportunidades de trabalho que deverão surgir na Nestlé Portugal até 2016, tendo como target jovens até aos 30 anos, 160 serão contratos diretos e 190 estágios na empresa. As oportunidades geradas pela “Iniciativa Emprego Jovem”são transversais às diferentes áreas de negócio estruturas da empresa, contemplando por isso a sede da Nestlé Portugal, mas também as suas quatro fábricas e os seus 20 centros de distribuição nacionais. Para o diretor-geral da Nestlé Portugal, “o objetivo deste programa é ajudar os Governos dos países envolvidos na batalha contra o desemprego jovem, um problema que afeta a Europa como um todo”. Mas Jacques Reber não nega que esta é também a forma da Nestlé atrair jovens talentos para as suas estruturas. Uma aposta que há muito é prática corrente da marca. “A grande maioria dos diretores da Nestlé fez aqui todo o seu percurso profissional, até chegar ao topo da nossa estrutura hierárquica”, explica o diretor-geral.

Em Portugal a marca de produtos alimentares integra 1845 colaboradores, 330 dos quais integraram a empresa nos últimos seis anos. Em média, a Nestlé recruta cerca de 24 novos profissionais a cada ano. Um número que acrescentará aos 350 empregos previstos no âmbito desta iniciativa. “Todas as oportunidades de recrutamento são vistas à luz da necessidade corrente da empresa, dos projetos e oportunidades que se vão criando”, explica Jacques Reber adiantando que o processo é dinâmico e não se esgota no compromisso que a empresa acaba de assumir com os profissionais mais jovens. Outras oportunidades serão criadas para profissionais mais experientes.

No âmbito da Iniciativa Emprego Jovem, a empresa iniciará as primeiras contratações em janeiro do próximo ano. As oportunidades serão divulgadas nas plataformas habitualmente utilizadas pela empresa para processos de contratação (site oficial da Nestlé, Linkedin, Twitter e Facebook da marca). “As contratações ou estágios promovidos com base neste programa e neste compromisso assentam nas reais necessidades da Nestlé”, explica o diretor acrescentando que a meta da empresa é suprir as suas necessidades de recursos humanos qualificados, mas também “contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, contribuindo para a empregabilidade dos jovens”.

A par das bases académicas que podem ir do curso profissional à licenciatura ou mestrado, a Nestlé procura para integração ou estágio jovens dinâmicos e proativos, com gosto pela aprendizagem e pela execução, curiosos, empenhados, com gosto por desafios e pelo relacionamento baseado na confiança e respeito pelos outros. Os estágios têm uma duração variável que pode ir até um ano, mas Jacques Reber acrescenta: “na Nestlé, as pessoas vêm para ficar. Tem sido assim ao longo dos 90 anos que agora comemoramos”. O líder acrescenta que, com ou sem crise, a empresa sempre investiu em Portugal e que continuará a fazer.

20 mil oportunidades para perfis sub-30
O projeto europeu “Iniciativa Emprego Jovem”, promovido pela Nestlé, prevê a criação de cerca de 20 mil oportunidades de trabalho para jovens com menos de 30 anos nos vários países da Europa onde a empresa está presente, até 2016. O programa que foi ontem apresentado formalmente em Atenas será colocado em prática na Áustria, Bélgica, Holanda, Bulgária, Grécia, Roménia, Portugal, Espanha, Países Nórdicos, região Adriática, Itália, Malta, França, Alemanha, República Checa, Hungria, Polónia, Rússia, Suíça, Reino Unido, Irlanda e Ucrânia.

Das 20 mil oportunidades a gerar, dez mil serão contratos diretos e outros dez mil serão estágios. O projeto prevê também um programa de desenvolvimento de carreira para os estagiários, promovendo o coaching e mentoring, bem como a preparação dos jovens de modo a promover a sua empregabilidade, que poderá passar pela continuidade na equipa da Nestlé após o término do estágio. Segundo Jacques Reber, este programa tem um caráter internacional, integrado na política de recursos humanos da empresa que contempla a mobilidade global. Ou seja, um jovem português que queira integrar o programa com o objetivo de rumar a outro país pode fazê-lo.  



OUTRAS NOTÍCIAS
PwC Portugal prepara recrutamentos de 2014

PwC Portugal prepara recrutamentos de 2014


Desde que iniciou este ano financeiro, em julho, a consultora PwC já recrutou 210 novos talentos para a sua equipa. A larga maioria das novas contratações realizadas (175) s&atild...

Fábrica de empreendedores

Fábrica de empreendedores


Soma 16 anos e quer nesta edição demonstrar que é cada vez mais uma iniciativa voltada para o futuro, para o melhor do empreendedorismo e das novas tendências mundiais. A 16...

Cetelem Portugal procura estagiários

Cetelem Portugal procura estagiários


O Cetelem, empresa do Grupo BNP Paribas Personal Finance, tem a decorrer um programa de seleção de jovens para estágios remunerados. A empresa procura jovens com grau de licenciat...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS