Soma 16 anos e quer nesta edição demonstrar que é cada vez mais uma iniciativa voltada para o futuro, para o melhor do empreendedorismo e das novas tendências mundiais. A 16ª edição da Feira do Empreendedor materializa a postura que está na génese das ações da promotora do evento, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), ao serviço do apoio e promoção do empreendedorismo nacional: Dream Big. A associação sonhou alto quando há 16 anos deu o pontapé de partida para o movimento nacional do empreendedorismo e quer continuar a fazê-lo divulgando novas práticas, novas tendências e novas oportunidades de levar as marcas made in Portugal à conquista do mundo.
De 21 a 23 de novembro, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto volta a receber a Feira do Empreendedor que, nesta edição soma novidades. Assumindo-se em contraciclo com o pessimismo, próprio da conjuntura, mas que tem vindo a travar a iniciativa nacional e o mundo global dos negócios, o certame propõe várias novidades a atuais e futuros empreendedores. Segundo a organização do evento, “a habitual exposição multisectorial mantém-se focada nas oportunidades de negócio”, mas o programa complementar “é o mais extenso promovido até hoje, envolvendo mais de 40 iniciativas”. Sessões com investidores, formação avançada em coaching e empreendedorismo ou uma iniciativa que a ANJE qualifica de inédita e que reunirá os mais relevantes agentes dinamizadores do empreendedorismo em Portugal, figuram na lista de destaques da edição 2013 da Feira do Empreendedor.
Empreededorismo diferenciador
Orientado para uma aposta clara numa iniciativa empresarial baseada no conhecimento e voltada para a criação de valor acrescentado a partir de uma forte aposta na inovação e internacionalização como focos de competitividade, o evento combinará quatro salões temáticos, pensados para orientar os potenciais empreendedores: Oportunidades de Franchising; Criação e Gestão de Empresas; Futuro e High Tech/ High Biz. Cada um destes salões agrupará empresas de áreas de atividade específicas, bem como entidades públicas e privadas relevantes para a promoção do empreendedorismo, exercício da atividade empresarial, qualificação profissional ou apoio ao emprego.
A 16ª edição da feira inclui ainda cinco iniciativas inéditas: o Master Internacional em Coaching e Empreendedorismo, promovido em parceria com a International Coaching University; o jogo “Freshbiz - Play Out of the Box”; as Sessões Invest do programa New Business Accelerator; o lançamento do livro “a Alma do Negócio” e o Encontro Nacional de Agentes Dinamizadores de Empreendedorismo.
No campo do financiamento, merecem destaque as Sessões Invest. “Serão três sessões, focadas em públicos distintos”, explica a ANJE. As duas primeiras, intituladas “Pay to See”, visam selecionar projetos de elevado potencial e baixo investimento (inferior a 100 mil euros) que serão apresentados a potenciais financiadores e plataformas de crowdfunding. A terceira sessão, designada de “Show me the Money”, terá como target promotores de projetos com investimentos superiores a 100 mil euros, quer serão promovidos perante um painel de investidores composto por bancos, instituições de capital de risco e business angels.
O programa da Feira do Empreendedor inclui ainda três workshops sobre criação de negócios e um ciclo de 24 conferências práticas versando temáticas como a orientação profissional e o emprego, oportunidades de criação de empresas, gestão, recursos humanos e internacionalização. Destaque merecerá também a terceira edição da Sessão Women Inov, reservada à iniciativa empreendedora feminina. O networking está inerente a todas as atividades do certame cuja participação é gratuita, mas que este ano estará sujeita a um donativo simbólico no valor mínimo de dois euros, destinados a apoiar um projeto de cariz solidário. A Feira do Empreendedor é promovida anualmente no âmbito do projeto da ANJE Academia de Empreendedores e conta com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional.