Em 247 oportunidades de emprego divulgadas em junho, no Expresso Emprego, orientadas para o sector das Tecnologias de Informação, 86 procuravam especificiamente programadores. O número representa uma subida superior a 50% face a maio e reforça a posição do sector das TI como uma das áreas de maior oportunidade no mercado nacional. Os números têm por base a habitual análise das ofertas de emprego divulgadas ao longo do mês no Expresso Emprego, versão impressa e página online.?
No mês passado, o Expresso divulgou 2248 oportunidades de emprego, capazes de gerar pelo menos igual número de vagas. O sector do Comércio, Franchising e Vendas é o maior recrutador do último mês, com perto de três centenas de oportunidades divulgadas. Mas até para esta área de atividade, a procura de perfis capazes de liderar e otimizar a área tecnológica ganha destaque. Programadores, consultores tecnológicos, analistas, adminsitradores de sistemas, técnicos de redes, técnicos de informática ou engenheiros informáticos, registaram em junho uma boa dinâmica de recrutamento, com destque para os primeiros. ?
Portugal segue assim a tendência global de procura de perfis tecnológicos e valorização salarial dos profissionais deste sector, comprovada por um estudo recentemente divulgado pela consultora de recrutamento Page Personnel - o Guia das Funções Mais Procuradas 2015 - onde a advocacia e as Tecnologias de Informação, são apontadas como as profissões que registarão maior procura no mercado este ano e melhor nível remuneratório. O incremento da contratação na área tecnológica deverá manter-se nos próximos anos, já que é objetivo central da Estratégia Nacional e Plano de Ação para a Empregabilidade Digital 2015-2020, recentemente apresentada, dominuir em Portugal a escassez de profissionais na área das tecnologia sde informação e criar em cinco anos um número mínimo de 15 mil novas oportunidades de trabalho no sector em Portugal. À escala europeia, as TI deverão criar 900 mil novos empregos até 2020.
Quem recruta mais* ? ?
Espelhando as tendências de contratação no último mês, onde a área do Comércio, Franchising e Vendas liderou as oportunidades divulgadas, o ranking mensal dos maiores recrutadores de junho combina players da área comercial, tecnológica e até financeira. A NOS Empresas lidera a lista dos dez maiores recutadores, acompanhada de perto pea Decathlon. ? ?
1º NOS Empresas ?
2º Decathlon Portugal ?
3º Domino's Pizza ?
4º ERA ?
5º IFD - Instituição Financeira de Desenvolvimento ?
6º Grupo Entreposto ?
7º Afaconsult ?
8º Cotesi ?
9º Stanley Security Portugal ?
10º OptimHome Imobiliário ? ?
* Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.