Notícias

Master em Engenharia do Petróleo regressa a Portugal

Master em Engenharia do Petróleo regressa a Portugal

O Instituto do Petróleo e do Gás – Associação para a Investigação e Formação Avançada (ISPG) e a Heriot-Watt University (HWU) voltaram a unir-se para promover a segunda edição do Mestrado em Engenharia do Petróleo. 

12.12.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O arranque do curso está previsto para fevereiro do próximo ano e tal como na edição anterior, o Mestrado em Engenharia do Petróleo do ISPG e da HWU promete voltar a reunir em Portugal alunos de várias nacionalidades interessados em aprofundar conhecimentos numa das áreas de regista atualmente maior potencial de empregabilidade.
Criado em maio de 2013 por iniciativa da Galp Energia e de um grupo de universidades entre as quais se elencam a Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Porto, Instituto Superior Técnico e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o ISPG foi pensado para reunir e centralizar conhecimento na área do petróleo e do gás e, ao mesmo tempo, “promover o desenvolvimento, transmissão e difusão da ciência e tecnologia aplicada das atividades da fileira energética, em especial do petróleo e do gás”, explica a instituição sem fins lucrativos.

As atividades desenvolvidas no âmbito do ISPG têm como propósito potenciar a competitividade das indústrias da energia, nomeadamente, através da formação avançada de quadros técnicos relevantes, de uma rede de cooperação entre empresas, instituições de ensino superior e outras entidades públicas e privadas de investigação e desenvolvimento (I&D) e de inovação industrial. Foi a orientação para estes objetivos que motivou no ano passado o lançamento da primeira edição do Mestrado em Engenharia do Petróleo em parceria com a Heriot-Watt University. Na edição piloto deste programa estiveram, segundo a Galp Energia, envolvidos 21 alunos de diversas nacionalidades (brasileiros, moçambicanos, chineses e portugueses).

O ISPG quer repetir a “receita” na edição que se inicia no próximo ano. O curso voltará a integrar a rede de cooperação científica de Aproved Learning Partners do Institute of Petroleum Engineering da HWU, um dos centros mundiais de excelência nos domínios do ensino, investigação e formação em engenharia do petróleo, com fortes ligações aos líderes industriais do setor. Ao todo, o mestrado contempla um período de formação de 12 meses, totalmente lecionado em inglês, que decorrerá no campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Entre o corpo docente do curso estão professores da HWU e docentes oriundos dos associados científicos e industriais do ISPG.

À segunda edição deste programa, onde serão abordados temas como Geociências do Petróleo, Tecnologia de Produção, Engenharia de Perfuração, Simulação de Reservatórios, Economia do Petróleo e outros, serão admitidos 20 alunos. No processo de seleção o ISPG dá prioridade a candidatos com formação em áreas relevantes ao foco do mestrado. 



OUTRAS NOTÍCIAS
Turismo: os perfis que o mercado quer

Turismo: os perfis que o mercado quer


A hotelaria é um dos setores de mais rápido crescimento do mundo e segundo os últimos indicadores do Travel and Tourism Economic Impact Report 2014, conduzido pelo World Trade and...

Canadá tem 100 mil ofertas de emprego

Canadá tem 100 mil ofertas de emprego


Há mais de 100 mil ofertas de emprego disponíveis no Canadá e os profissionais portugueses estão na mira dos recrutadores canadianos. A partir de janeiro de 2015, trabalhar...

Engenharia faz mexer mercado laboral

Engenharia faz mexer mercado laboral


Novembro fechou sem grandes mudanças face ao que tem sido o comportamento do mercado de trabalho nacional nos últimos meses. Os engenheiros são o perfil mais procurado pelo mercad...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS