Notícias

Hortas domésticas inspiram negócio

Hortas domésticas inspiram negócio

O gosto pela terra e a agricultura esteve sempre presente na vida de Alexandra Silva e Pedro Veloso, desde o quintal da sua infância até à horta que tinham no jardim. Ao longo dos tempos o casal foi desenvolvendo técnicas de cultivo biológicas e perceberam que podiam produzir os seus vegetais e ervas aromáticas. A partir daí começaram a maturar a ideia de criar um negócio que levasse esta experiência agrícola a outras pessoas e foi assim que nasceu a Life in a Bag, em junho de 2013, em Vila Nova de Famalicão, que se dedica à produção e comercialização de kits para o cultivo de ervas aromáticas, flores comestíveis e microvegetais.

12.12.2014 | Por Maribela Freitas


  PARTILHAR



Pedro Veloso não tem dúvidas de que “a vontade muito grande de criar um negócio próprio, a tendência atual para consumos de produtos 'faça você mesmo' e biológicos, a preocupação por hábitos de vida e alimentação saudáveis e o interesse pela agricultura, faz com que a Life in a Bag tenha surgido no momento certo”. Mas da ideia à execução, nem tudo foram facilidades. Ao todo os empreendedores levaram seis meses antes de lançar os seus produtos no mercado. “Oferecemos alguns kits a amigos e familiares, registamos opiniões, dúvidas e sugestões e fomos melhorando o design e as instruções de cultivo”, acrescenta Alexandra Silva. Neste momento têm já vários kits que permitem cultivar em sacos ou caixas, dentro de casa, por mais pequeno que seja espaço, desde rúcula a flores comestíveis.

Contam os empreendedores que a principal dificuldade que encontraram no lançamento do negócio foi “encontrar fornecedores portugueses de sementes biológicas certificadas e produtores nacionais para os restantes materiais, que não nos exigissem grandes quantidades pois queríamos avançar com o nosso projeto de uma forma sustentável e sempre com produtos e fornecedores nacionais”. Contaram ainda no arranque e consolidação do negócio com o apoio do gabinete de empreendedorismo Famalicão Made In. Quanto ao investimento, utilizaram capitais próprios para a compra das máquinas de apoio à produção, material para a realização dos produtos e criação da parte gráfica.

Ao fim de pouco mais de um ano de Life in a Bag, os empreendedores contam com 60 postos de venda em Portugal, 15 na Bélgica e iniciaram a comercialização no Reino Unido. “Estamos a preparar novos produtos, assim como o crescimento para outros mercados europeus”, frisa Pedro Veloso. Querem também introduzir mais variedades de ervas aromáticas, frutos e flores e criar também mais produtos destinados às crianças. Noutra vertente, conta Alexandra Silva “estamos a tentar conciliar as novas tecnologias com os nossos produtos, através de uma aplicação móvel”.

Este é um negócio que nasceu em tempos de crise e para se diferenciar aposta na qualidade, entregas rápidas e no lançamento de novos produtos. Os empreendedores acreditam que existe espaço para crescerem, tendo em conta o interesse crescente que existe no mercado por produtos biológicos.

BI Empresarial

Promotores: Alexandra Silva, 46 anos, licenciada em design e Pedro Veloso, 41 anos, licenciado em engenharia informática.

Data de criação: Junho de 2013

Área de atuação: A Life in a Bag produz e comercializa kits para cultivar ervas aromáticas, flores comestíveis e microvegetais. Na prática estes empreendedores querem inspirar e incentivar as pessoas a cultivarem os seus próprios alimentos em espaços reduzidos e com materiais reutilizáveis. Os seus produtos permitem criar uma horta de ervas aromáticas e microvegetais biológicos dentro de casa.

Postos de trabalho: Um posto de trabalho de um dos empreendedores e mais um em part-time.

Conselhos: A quem quer criar um negócio os empreendedores aconselham a trabalharem muito e a nunca desistirem porque vão falhar várias vezes, a serem persistentes e a terem  vontade de criar algo novo.

Trunfos de mercado: O facto dos seus produtos trazerem tudo o que é preciso para o cultivo, utilizarem materiais reutilizáveis, componentes orgânicos e terem um design apelativo. Tentam ainda diferenciar-se pelo marketing online, serviço ao cliente e na investigação de novos produtos.

Website: www.lifeinabag.com

 



OUTRAS NOTÍCIAS
Prioridade à motivação

Prioridade à motivação


Durante o primeiro semestre de 2014, o principal desafio das empresas esteve centrado na manutenção dos níveis de motivação das suas equipas. Um foco que Inês ...

Master em Engenharia do Petróleo regressa a Portugal

Master em Engenharia do Petróleo regressa a Portugal


O arranque do curso está previsto para fevereiro do próximo ano e tal como na edição anterior, o Mestrado em Engenharia do Petróleo do ISPG e da HWU promete voltar a...

Turismo: os perfis que o mercado quer

Turismo: os perfis que o mercado quer


A hotelaria é um dos setores de mais rápido crescimento do mundo e segundo os últimos indicadores do Travel and Tourism Economic Impact Report 2014, conduzido pelo World Trade and...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS