Criada em 2013, a Uniplaces fecha 2014 com chave-de-ouro. Do crescimento em solo luso, à expansão internacional, sem esquecer o financiamento de 2,8 milhões de euros angariados em outubro junto da empresa britânica de capital de risco Octopus Investments, que viabilizará o alargamento da atividade da empresa a novos mercado, tudo correu bem à Uniplaces.
A plataforma de arrendamento universitário que atua já em seis cidades universitárias e está também presente em Londres, Madrid, Barcelona e Valência (além de Lisboa, Porto e Coimbra), prepara-se para alargar a sua área de atuação a 30 cidades europeias. Um crescimento que está a gerar a necessidade de fortalecimento da equipa. Foi com a missão de promover uma estratégia de atração e retenção de talento eficaz e estruturada, capaz de permitir a excelência das várias operações internacionais previstas, que João Coelho integrou em novembro a empresa.
Fazer crescer a Uniplaces é a grande missão do novo diretor de recursos humanos.?“A Uniplaces prevê dobrar a sua dimensão em 2015”, revela João Coelho adiantando que no próximo ano a empresa deverá passar de um quadro de 50 para 100 elementos. O diretor de recursos humanos explica que uma parte dos processos de recrutamento estão já a decorrer, sobretudo para áreas de maior necessidade como sejam a gestão, o marketing, a economia, as relações internacionais e a engenharia informática. Outros deverão iniciar-se no próximo ano.
Com um percurso ligado à gestão de recursos humanos em contexto tecnológico, onde se somam empresas como a Critical Software (ver caixa), João Coelho foi chamado a liderar a estratégia de expansão humana da Uniplaces, uma empresa que, como faz questão de enfatizar, “triplicou a sua dimensão em termos líquidos no último semestre, corolário de uma trajetória de expansão que se deverá manter em 2015”.?
Com uma estratégia de recrutamento que passa por atrair não só perfis em início de carreira, mas também profissionais com experiência comprovada, a plataforma de arrendamento universitário privilegia como fontes de talento a Universidade Nova de Lisboa, a Católica e o Instituto Superior Técnico. Mas são as competências dos candidatos, e não a sua origem, que ditam a integração na empresa. Para João Coelho a humildade, a vontade de aprender sempre mais e de ter consciência “do que não sabe e precisa saber” são os requisitos fundamentais para garantir um lugar nesta equipa. É isso que vai procurar nos próximos meses.
João Coelho
35 anos
Diretor de Recursos Humanos da Uniplaces
Formação:
É licenciado em Psicologia, mestre em sociologia e doutorando na mesma área.
Primeiro emprego:
Assistente de investigação, aos 20 anos.
Percurso:
Após a conclusão da licenciatura colaborou com a Critical Software no desenvolvimento de processos e na área corporativa de gestão de Recursos Humanos, tendo desempenhado funções de diretor de RH entre 2011 e 2014. Desde novembro que é quadro da Uniplaces e, em paralelo, escritor, poeta e investigador associado do Centro de Estudos e Investigação em Sociologia do ISCTE. Desde 2006 que é também blogger. Ao longo do seu percurso, colaborou com as consultoras Deloitte & Touche, GMS, VP Consultig e MyChange.
Hóbis:
“Gosto muito de rir, de alfarrabistas, de discos a um euro, de escrever miudinho nos cantos das páginas”, revela.??
Características que mais valoriza:?
“A humildade, o rasgo, o domínio proeficiente de uma ou mais línguas estrangeiras”.