Novembro fechou sem grandes mudanças face ao que tem sido o comportamento do mercado de trabalho nacional nos últimos meses. Os engenheiros são o perfil mais procurado pelo mercado, sobretudo em áreas de especialização relacionadas com a engenharia mecânica, eletrotécnica e industrial.
Entre as ofertas de emprego divulgadas no último mês de novembro pelo Expresso Emprego, nas suas versões impressa e online, o grande destaque vai para a procura de profissionais de engenharia. A onda de recrutamentos não se orienta para os engenheiros civis ou de telecomunicações (ainda que esta área registe procura por parte dos recrutadores). O maior enfoque de contratação das empresas portuguesas orientou-se, no último mês de novembro, para os engenheiros mecânicos ou eletrotécnicos. Em 463 ofertas contabilizadas para esta área de atividade, 113 procuravam engenheiros mecânicos e 85 profissionais especializados na área eletrotécnica.
Da análise das ofertas divulgadas resulta claro que embora a área das Tecnologias de Informação se mantenha dinâmica, mesmo que longe dos níveis de recrutamento alcançados no passado, a procura de engenheiros informáticos, especialistas de redes móveis ou especialistas de redes e servidores mantém a trajetória que já vem evidenciado de há alguns meses a esta parte. De resto, depois de largos meses na liderança das contratações nacionais, o sector das tecnologias de informação tem vindo a perder dinâmica na criação de emprego, figurando agora na sexta posição da lista de sectores que mais contratam, depois de em janeiro ocupar a terceira posição desta tabela.
Em crescimento no número de oportunidades tem estado o sector da Banca, Seguros e Área Financeira, que apesar dos tumultos mediáticos em que se tem visto envolvido, tem gerado um número crescente de oportunidades de emprego. A área volta a ocupar este mês a segunda posição na lista dos maiores recrutadores, logo seguida pelo comércio e pela consultoria. Juntas asseguraram 387 oportunidades de emprego divulgadas durante o mês de novembro. No último mês merece também destaque o aumento da procura de profissionais ligados à área comercial e ao marketing e vendas. Um comportamento que poderá estar relacionado com a típica sazonalidade de final de ano.
Quem recruta mais*
O Grupo Andrade Gutierrez foi no último mês o maior recrutador do Expresso Emprego, mas no ranking das empresas que estão a gerar maior número de oportunidades de emprego figuram também outras organizações de distintos sectores de atividade. Do imobiliário, às tecnologias, comércio ou indústria farmacêutica, há oportunidades a considerar.
1º Andrade Gutierrez
2º NOS Empresas
3º ERA
4º Grupo Mota-Engil
5º Decathlon
6º Coface
7º Bial
8º Deco Proteste
9º OptimHome
10º Continental Mabor
* Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.