A PricewaterhouseCoorpers (PwC) acaba de reforçar a sua oferta de Revenue Growth junto dos seus clientes com o lançamento do novo curso Marketing de Serviços. Ao colocar no mercado mais esta oferta formativa a empresa, especializada na prestação de serviços profissionais de auditoria, fiscalidade e assessoria de gestão, tem por meta formar o mercado em técnicas avançadas de marketing de serviços.
Com data de arranque marcada para 15, 16 e 22 de fevereiro, a primeira edição deste curso direciona-se a todos os responsáveis de marketing mas também a profissionais que operem na área da qualidade, implementação de sistemas de qualidade (ISSO), bem como planeamento e controlo de gestão. A PwC propõe um curso de marketing de serviços, centrado no cliente, mas com enfoque prioritário nas pessoas, processos e equipamentos que para empresa são elementos-chave e decisivos no sucesso dos serviços prestados.
Segundo a PwC, “os participantes vão ter oportunidade de encarar o marketing de serviços como um recurso flexível, mas essencial na obtenção de informação e no apoio à tomada de decisão nas organizações”. A empresa acrescenta que “o curso assenta num modelo de qualidade total onde a análise dos desvios de qualidade é feita através de casos práticos, com recurso a estudos de caso e troca de experiências (as designadas war stories ), aplicados à realidade nacional”.
De acordo com Nasser Sattar, partner da PwC e líder de Consulting da empresa, “sem clientes não há negócios. Há passatempos”. O responsável acrescenta ainda que, “num momento de crise como o que estamos a viver, não poderíamos deixar de estar ao lado dos nossos clientes”. Para Nasser Sattar, “o marketing e as técnicas de vendas são essenciais para aumentar a rentabilidade das organizações”. O partner da PwC, acredita que “o atual ambiente económico está a obrigar as empresas a terem uma atenção crescente ao perfil dos seus clientes, às suas necessidades e à pressão dos mercados. A adoção de uma abordagem profissional de marketing permitirá às empresas desenvolverem uma gestão mais eficaz”.
Igual opinião tem Filipe Charters de Azevedo, manager de client profiling. O líder não tem dúvidas de que “os cursos de marketing são habitualmente desenhados de uma forma descritiva e os case studies apresentados são desajustados face à realidade nacional”. Filipe Azevedo enfatiza a ideia de que “é pouca a ligação entre os analistas e o mundo real e muitas vezes os formandos sentem que estão a ver um filme em que gostariam de participar”. Por isso, “a metodologia que vamos usar neste curso assenta na ideia de que esta deve ser dada de profissionais para profissionais, com os detalhes que só quem trabalha na área diariamente conhece”, assegura.