Notícias

Manual de liderança

31.10.2003


  PARTILHAR





Ruben Eiras

MUITO se tem publicado sobre liderança, mas continuam a escassear obras que tenham em conta as especificidades da gestão portuguesa.


Uma lacuna no mercado livreiro que começa a ser preenchida com este novo livro intitulado A essência da liderança - Mudança, resultados e integridade, da autoria de Arménio Rego, docente na Universidade de Aveiro e Miguel Pina e Cunha, docente na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. A edição está a cargo da RH Editora.

Redigido numa perspectiva que concilia o rigor académico dos conceitos e a vertente prática da sua aplicação, esta obra afirma-se como uma excelente ferramenta para a formação de executivos, concebida, nas palavras de Miguel Pina e Cunha, "para cada um fazer o seu próprio 'coaching' de uma forma interactiva, através de exercícios práticos que estão inseridos em todos os capítulos".

Arménio Rego frisa que um dos objectivos deste novo compêndio de gestão é o combate ao paradigma do pensamento grupal que caracteriza o estilo de liderança das empresas nacionais. "É um comportamento muito frequente nas organizações portuguesas - as decisões são muitas vezes tomadas em grupo, de uma forma rápida e precipitada", observa.

Fernando Pinto, presidente da TAP, esteve presente no evento de lançamento do livro, que decorreu no Carlton Palace, em Lisboa. O gestor deu uma pequena lição sobre liderança, na qual sublinhou que os líderes têm que ser "exemplos o tempo todo".

Quanto ao perfil de quem lidera, Fernando Pinto definiu que os líderes têm que ter optimismo para "dar e vender", pugnar pela transparência, serem sinónimos de estabilidade e credibilidade, perseguir a mudança e possuir "um foco aonde se quer chegar". E devem "comunicar, comunicar, comunicar", porque os líderes são "a base de uma pirâmide invertida".

.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS



ÚLTIMAS FORMAÇÕES


MMOG/LE V 5

RH OPCO Academia