O atual contexto de adversidade obriga os líderes a criarem novos paradigmas na condução diária das suas empresas. Mas estarão os portugueses na rota certa? De acordo com o Barómetro Sobre Liderança e Engagement, realizado a nível nacional pela Porto Business School, em parceria com a Leaders2be, “o comportamento de um líder influência a motivação das equipas em 30%”. Os portugueses são capazes de delegar e orientar, mas enquanto líderes são pouco tolerantes com os erros dos outros e tendem a assumir o palco, concluí também o estudo.
Segundo o barómetro da Porto Business School, “caraterísticas como a humildade e autenticidade em cargos superiores aumentam a motivação dos colaboradores em 70%”. O estudo agora realizado tem como missão identificar as caraterísticas essenciais aos líderes portugueses e avaliar o seu relacionamento com o engagement.Cândida Santos, responsável pelo estudo na Porto Business School, “a conjuntura económica atual obrigou a repensar as estratégias utilizadas para motivar a spessoas e levá-las a darem o seu melhor”.
Na opinião da especialista, “mais do que prémios financeiros, o que leva as pessoas a envolverem-se de forma plena e entusiasta com o seu trabalho e projetos está relacionado com o vínculo estabelecido entre si e o seu líder”. Os profissionais procuram líderes capazes de motivas, entusiasmar e inspirar. Líderes que confiem na sua equipa e nos seus colaboradores, desafiando-os a ir sempre mais além. “Hoje, mais do que nunca, o estilo de liderança pode fazer toda a diferença, no que leva as pessoas a viverem com entusiasmo o seu projeto profissional, tornando-se assim mais produtivos”, explica Cândida Santos adiantando que “o barómetro mostra que os líderes mais apreciados são exigentes com os resultados e competentes, mobilizadores da superação”.
Portugueses são exigentes e orientados para os resultados
Os líderes portugueses são, na sua generalidade rigorosos, fortemente orientados para resultados e exigentes, concluiu o estudo. Um comportamento que se revela determinante para o nível dos indicadores motivacionais dos colaboradores, nomeadamente no que diz respeito à capacidade de mobilização e orientação para resultados. Quanto mais elevada a classificação dos líderes nas dimensões mencionadas, maior o nível de motivação dos colaboradores.
O Barómetro de Liderança e Engagement realizado em Portugal faz parte de um projeto internacional mais vasto e de grande escala- o Globe - que investigou atributos e estilos de liderança em diferentes culturas. O levantamento incluiu 62 nações, 800 organizações, 15 mil gestores e 170 investigadores.
Em Portugal o estudo foi realizado partindo da análise de variáveis como as competências dos dirigentes ao nível da liderança, a percepção da valorização do trabalho por parte dos colaboradores e o grau de identificação com a cultura organizacional. O relatório concluiu que a generalidade dos portugueses encontram no seu líder um perfil exigente, orientador e visionário. A benevolência é a última das características listadas. Pelo meio são ainda apontadas características como a humildade, autenticidade ou coragem.