Notícias

Inov Contacto cativa jovens

Já está em marcha a edição deste ano do programa Inov Contacto que volta a aliciar os jovens com aspirações a uma carreira internacional
28.05.2009


  PARTILHAR



Cátia Mateus
Foi criado com o propósito de apoiar os jovens na internacionalização das suas carreiras e na sua formação além-fronteiras. Desde o início foi um sucesso — cerca de 50% dos estágios internacionais assegurados pelo programa resultaram em convites de emprego. A edição 2009 do Inov Contacto já está em marcha e as candidaturas decorrem até 30 de Junho. A partir daí há um rigoroso processo de selecção.

Promovido pelo Ministério da Economia e da Inovação, este programa é apoiado pela União Europeia e pelo QREN/POPH, tendo a sua gestão assegurada pela AICEP. Desde a sua criação até agora, o Inov Contacto somou já 12 edições, com um adesão sempre crescente, tendo conseguido abranger 29.500 candidatos e 40 países diferentes.

Agora, como no momento da sua criação, o conceito é simples. O Inov Contacto destina-se a jovens licenciados, com idades até 30 anos, e tem por meta permitir-lhes uma aprendizagem real em contexto de trabalho internacional, não restringido ao espaço europeu. China, Coreia do Sul, Índia, Brasil, Estados Unidos ou Austrália são destinos também possíveis para os jovens profissionais que se candidatem ao programa de estágios do Inov Contacto.

Cada ‘missão' tem uma duração que pode variar entre seis e nove meses e é remunerada com uma bolsa de estágio de 800 euros, a que se soma um subsídio pela permanência no estrangeiro, variável consoante o país de destino.

Uma vez ultrapassado o rigoroso processo de selecção, o estágio compreende três fases: um Curso de Práticas Internacional (realizado em Portugal), o estágio no estrangeiro e um seminário de encerramento e apoio à integração.

Desde a sua criação o programa já assegurou mais de dois mil estágios, a que se somarão os 550 disponíveis para a edição de 2009. Cerca de 50% destas experiências resultaram em convites para permanência nas empresas, levando o Inov Contacto a assumir também um importante papel de incentivo ao recrutamento e à integração dos jovens no mercado laboral.

As candidaturas à edição deste ano estão abertas até final do mês de Junho e disponíveis através do sítio www.networkcontacto.com. O processo de selecção compreende várias fases eliminatórias, entre as quais entrevistas presenciais para avaliação das motivações, capacidades técnicas e personalidade do candidato. A partir daí o mundo é o limite.




DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS