Criar valor nas empresa pela via da promoção e gestão eficiente da inovação é o propósito do Executive Master in Innovation Management, o curso executivo promovido pelo INDEG-IUL, em colaboração com empresas nacionais de charneira na área da inovação – CTT Portugal, R&D Nester, Siemens Portugal e a tecnológica Vortal – e que cuja primeira edição tem início previsto para o mês de setembro.
Foi a consciência de uma insuficiente oferta formativa na área da inovação em Portugal que segundo Paulo Bento, presidente do INDEG-IUL, impulsionou a criação do novo master executivo da instituição. O objetivo foi colmatar uma a de formação na área e, simultaneamente, “dar uma resposta adequada à crescente necessidade de melhorar a competitividade das organizações, reforçar as competências de gestão empresarial e acelerar os ciclos de inovação”, explica.
O curso executivo de Innovation Management está orientado para gestores de inovação e de projetos de IDI, gestores de desenvolvimento de novos produtos e serviços, gestores de marketing e empreendedores e procura, em conjunto com a sua rede de parceiros, contribuir para o desenvolvimento de soluções estáveis e sólidas, orientadas para os desafios que as empresas enfrentam, potenciando o que Paulo Bento apresenta como “uma atmosfera dinâmica e estimulante de aprendizagem, de desenvolvimento e de networking”.
Com o objetivo de preparar os participantes para o desenvolvimento de carreiras globais assentes na gestão da inovação, na criação de novos produtos e serviços e no lançamento de iniciativas (intra)empreendedoras, o Executive Master in Innovation Management atribui prioridade à preparação de planos de intervenção nas organizações – como sejam innovation roadmaps, innovation plans e business plans - através do cruzamento dos interesses e necessidades pessoais e profissionais dos participantes, com as abordagem teóricas e práticas do plano curricular.
Paulo Bento, realça que o programa “contribui para apoiar as empresas na qualificação dos colaboradores num domínio determinante para a sua diferenciação, agilidade e criação de valor” e acrescenta que “a inovação, refletida em diversas formas de ação, é uma capacidade indispensável à sustentabilidade das organizações” atuais. O curso foi recentemente apresentando, por ocasião de um Open Day dedicado ao debate e à partilha de experiências de inovação nas empresas parceiras, sob o lema “Inovação e Criação de Valor” que resume, na essência, o fio condutor do curso.