Quando recruta valoriza perfis com a mesma capacidade de alargar horizontes que teve quando decidiu mudar o rumo da sua carreira. João Santos, é o exemplo perfeito de quem não se deixou limitar pelo diploma e soube detetar oportunidades e descobrir novas vocações em áreas desconhecidas. Com 23 anos aceitou um emprego temporário de um mês que se prolongou por dois anos e que lhe deu as bases para consolidar a carreira de 20 que hoje ostenta no currículo. O líder de recursos humanos do Sheraton Algarve & Pine Cliffs Resort está de olhos postos do mercado. Quer atrair novos talentos para a sua equipa, numa altura em que prepara a reabertura da renovada unidade hoteleira, assegurando que todas as equipas estão preenchidas e formadas.
Integrado no Pine Cliffs Resort, em Albufeira, o Sheraton Algarve retoma no próximo mês a sua habitual operação durante o período do verão, data que marca a conclusão da primeira fase do plano de renovação e extensão de que o Hotel está a ser alvo e cuja conclusão total está prevista para 2016. A constituição e formação da equipa que a partir de 1 junho assegurará a operação algarvia da unidade de cinco estrelas da cadeia Starwood Hotels, é a prioridade de João Santos. De maio a outubro, o gestor lidera uma equipa de 550 colaboradores diretos que de abril a novembro se fixam nos 400 profissionais. João Santos, tem previstas 120 contratações num plano de recrutamento sazonal, mas “tendo em conta as progressões e evoluções de carreira, recrutaremos também para algumas posições de direção e managers”, explica o diretor de recursos humanos.
Segundo o diretor, “o Algarve tem vindo a acentuar a sazonalidade, quer devido à recessão pela qual se passou, quer em termos da alteração climatérica que temos vindo a sentir, o que fez com que, no que toca às contratações, ainda não tenha sido possível registar uma subida, tendo-se transferido colaboradores diretos para indiretos, transformando custos fixos em variáveis”. Ainda assim, na empresa, a dinâmica de contratações tem registado na opinião de João Santos um movimento positivo relevante. Adepto de um modelo de gestão onde a delegação de funções, a responsabilização, o trabalho de equipa e o empowerment, são peça-chave, o diretor de recursos humanos da unidade prioriza um método de recrutamento estruturado no conceito de “casting”. “Implementámos à cerca de três anos, os Castings de Recrutamento, que consistem num dia inteiro dedicado à identificação de talento e recrutamento de candidatos, e que têm evoluído de forma muito positiva”, explica. Um processo que decorre a par com a identificação de candidatos de excelência em universidades referência na área da hotelaria e turismo.
Proatividade, capacidade de demonstração clara de valor acrescentado à empresa, boas softkills (comunicação, assertividade, espírito de equipa e orientação para clientes e resultados), e ambição de crescimento profissional e desenvolvimento de competências, são características fundamentais para integrar a equipa.
João Santos
42 anos
Diretor de Recursos Humanos do Sheraton Algarve & Pine Cliffs Resort
Formação:
É licenciado em Informática de Gestão.
Primeiro emprego:
Entrou no mercado de trabalho aos 23 anos, como técnico de Recursos Humanos na Elf Oil Portugal.
Percurso:
Iniciou-se na gestão de recursos humanos por acaso, através de uma experiência de trabalho temporário. O que era inicialmente para ser um trabalho de um mês, prolongou-se por dois anos e fez nascer a paixão pela área ao qual está ligado há quase 20 anos. No seu percurso soma múltiplos desafios associados à gestão de talentos. Criou de raíz o departamento de RH do grupo Sousa Lima, do sector automóvel, dirigiu os RH do Corinthia Hotel, preparou a abertura do The Westin CampoReal Hotel & Golf Resort, o cinco estrelas da cadeia internacional Starwood Hotels & Resorts, em Torres Vedras, até rumar ao Algarve, em 2009, para integrar o empreendimento Sheraton Algarve Hotel & Pine Cliffs Resort, associando também a United Investments Portugal.
Maior desafio de carreira:
“A preparação da abertura de um Hotel & Residências, em 2007, The Westin CampoReal Golf Resort & Spa. Tivemos apenas 3 meses para a organização e implementação, criando o departamento de Recursos Humanos de raiz e implementando todos os procedimentos e políticas de RH, entre as quais o recrutamento de cerca de 200 colaboradores e a respetiva formação e integração”, relembra.
Maior dificuldade:
“A reorganização da estrutura de pessoal, convertendo custos fixos em variáveis, auxiliando os colaboradores na reintegração no mercado de trabalho”.
Hóbis:
Pratica desporto, nomeadamente bicicleta e natação. Sempre que as condições atmosféricas o permitem, gosta de navegar à vela. Pratica meditação e não prescinde de longos passeios a pé com os seus cães.