Dois engenheiros informáticos e um designer gráfico uniram-se para apoiar profissionais freelancers na conquista de novos mercados e clientes. A ProKubo nasceu formalmente em fevereiro deste ano, mas o projeto de Hugo Ortiz, Tiago Coelho e Ricardo Marques entrou em desenvolvimento há largos meses. Esta equipa de jovens empreendedores sub-35, constatou a existência em Portugal de uma elevada comunidade de talento criativo, em áreas como o design, o multimédia, o marketing, a programação ou a ilustração, que devido à crise tinha ficado sem um emprego fixo e decidiu congrega-los numa plataforma de serviços.
“Para além das mais de 4,5 milhões de empresas ativas em Portugal e Espanha, todos os anos são criadas mais de 120 mil novas empresas”, resume Hugo Ortiz, um dos fundadores do projeto. Foram estes números que inspiraram a equipa na criação de um website de serviços, de uso gratuito, onde é possível encontrar especialistas em marketing, design e comunicação. O ProKubo foi pensado para democratizar o acesso (sobretudo de PMEs e startups que não têm estrutura para realizar novas contratações para os seus quadros) a bons serviços nas áreas criativas e, simultaneamente, contribuir para promover a empregabilidade dos profissionais portugueses nestas áreas.
A plataforma tem já perto de três mil freelancers registados e atua à escala ibérica. Hugo Ortiz confirma a ambição global do projeto cujo lançamento implicou um investimento inicial na ordem dos 50 mil euros. A meta da ProKubo é criar um marketplace ibérico no valor de um milhão de euros até 2016. Até ao final deste ano, a equipa quer alcançar a fasquia dos seis mil utilizadores e duas mil empresas registadas, nos mercado português e espanhol.
Na plataforma trabalham para já cinco profissionais, mas Hugo Ortiz anuncia para breve uma nova contratação – “estamos à procura der mais uma pessoa para a área de marketing e publicidade”. A equipa não prevê para já a diversificação da ProKubo para outras áreas de atividade, acrescentando que numa área onde se trabalha o desenvolvimento de produtos, “só depois de consolidados pensamos diversificar”. O seu projeto de crescimento assenta na convicção de que que “a conjuntura económica adversa traz também grandes oportunidades” e de que a escolha do seu core business, associada a uma “gestão cuidada e profissionalizada” são o foco central de uma estratégia de gestão pensada para o sucesso e crescimento.
BI EMPRESARIAL
Promotores:
Hugo Ortiz, 32 anos.
Tiago Coelho, 31 anos.
Ricardo Marques, 33 anos.
Área de atividade:
A ProKubo atua nas áreas do design, marketing, web, programação, multimédia, escrita criativa, tradução, ilustração, identidade corporativa, estratégia e posicionamento de marca, funcionando como um website de serviços agregador de especialistas das várias áreas.
Data de criação:
Fevereiro de 2015.
Investimento inicial:
50 mil euros.
Empregos criados:
A empresa integra a nível direto cinco profissionais, prevendo a contratação de mais um elemento ainda este ano.
Público-alvo:
Empresas, tipicamente PME’s e startups, que precisem de serviços como criar ou renovar um logótipo, realizar um vídeo promocional, um website, um plano de marketing, ou outros, dentro do leque de especialidades que empresa congrega.
Estratégia de gestão:
“Estar perto dos clientes, acompanhando o seu processo de contratação e aproveitando as suas observações para melhorar e atualizar os nossos procedimentos e apostar no controlo de gestão e, em particular, no controlo financeiro”, realça Hugo Ortiz.