Treinar as melhores estratégias para o desenvolvimento de empresas e novos clusters é o propósito do curso de formação executiva “Competitividade e Estratégia para o Desenvolvimento das Empresas e Clusters” (CEDE) que o Instituto para o Desenvolvimento e Estudos Económicos, Financeiros e Empresariais (IDEFE), do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), inicia já no próximo dia 31 de outubro. O curso é realizado em parceria com a Harvard Business School, o Institute for Strategy and Competitiveness e o Network for the Microeconomics of Competitiveness, de que o ISEG é membro filiado.
Segundo o ISEG, o programa é baseado nos materiais desenvolvidos pelo Institute for Strategy and Competitiveness, sob a orientação científica de Michel Porter, o conhecido guru da gestão empresarial. Entre os objetivos desta formação dirigida especificamente a executivos, a instituição destaca a missão proporcionar uma visão integrada da construção das vantagens competitivas das empresas, regiões e países.
“O curso pretende proporcionar uma visão integrada da construção das vantagens competitivas das empresas, regiões e países, e abordar de forma sistemática os determinantes da competitividade das regiões e países na perspetiva das empresas integradas em clusters, regiões, países e espaços supranacionais”, explica a organização adiantando que “a formação está focalizada no papel que as empresas, as associações empresariais, as universidades e outras instituições desempenham na competitividade”.
O programa tem uma orientação eminentemente prática, baseando-se no estudo e discussão em grupo de casos reais e estruturado em cinco módulos letivos. No início do curso, todos os participantes passam a ter acesso à plataforma online do programa que inclui um website específico com informação complementar sobre as várias temáticas a abordar no curso. As candidaturas para esta que será a primeira edição do programa estão a decorrer.